MotoGP, 2021, Assen, Prognóstico: Yamaha, as favoritas
Curvas rápidas, zero ganchos e retas curtas parece uma encomenda para fazer as Yamaha virem ao de cima… resta saber se os pilotos estão à altura!
Prognóstico Quartararo, 1º, Viñales 5º, Rossi 8º
Em termos de currículo, as Yamaha são as motos mais bem posicionadas para brilhar em Assen: não só levaram a vitória da última vez que a MotoGP aportou ao circuito em 2019, dessa com Maverick Viñales, mas Fábio Quartararo continua a liderar o campeonato por 22 pontos sobre Johann Zarco e é o piloto mais vencedor este ano, com três vitórias e também o único que pontuou em todas as corridas até agora.
Isto coloca o Francês da Yamaha numa posição quase única, em que é capaz de vencer, e ao mesmo tempo oferecer desempenho consistente. Até agora, Zarco e Mir são consistentes mas não vencem, e Miller vence, mas não tem sido consistente.
Até Valentino Rossi na satélite Petronas SRT, perante a ausência de Morbidelli este fim-de-semana, poderá surpreender, pois o piloto de Tavullia tem um recorde de enorme sucesso em Assen e tem estado em ascensão desde o começo de uma época difícil, embora isso não se manifeste necessariamente nas suas posições finais nas corridas…
Vamos dizer que, quer Quartararo quer Viñales, vão ser candidatos ao pódio, o primeiro mesmo à vitória, e Rossi poderá entrar no Top 8.