MotoGP, 2021, Aragón: GP das Américas em perigo
Cinco GPs dos mais longínquos já foram cancelados, vítimas da pandemia de Covid 19 em 2021. Agora as equipas e pilotos estão preocupados com a deslocação ao Texas, onde os cuidados de saúde podem não ser ao nível que nos habituámos ma Europa
Já ontem, no GP de Aragón, equipas e pilotos debateram calorosamente se uma viagem ao Texas para o Grande Prémio Red Bull dos EUA no Circuito das Américas (COTA), no Texas, era um risco razoável.
Isto porque o estado do sul dos EUA está a experimentar a sua terceira onda de Covid-19. Para mais, há apenas 300 camas disponíveis em unidades de cuidados intensivos em todo o Texas e a medicina privatizada é proibitiva.
“O que acontece se alguns pilotos ficarem gravemente feridos no fim-de-semana do GP? Será que todos vão ter uma cama na unidade de cuidados intensivos, perguntam os pilotos e membros das equipa.
Assim, hoje em Aragón, a pedido urgente dos pilotos, foi convocada uma reunião da Comissão de Segurança para as 18.30h, que normalmente trata da segurança das pistas.
O Texas, sob a administração Trump, tinha declarado o fim das medidas contra a pandemia demasiado cedo na Primavera passada. Agora os texanos estão ver o resultado: 32.054 novos casos foram comunicados só ontem, 9 de Setembro!
Entretanto, 16,7 milhões de texanos receberam pelo menos uma dose de vacina. Isto é 57,7% da população, mas sabe-se que a imunidade de grupo só é atingida entre 80 a 85%.
14,1 milhões de texanos foram vacinados duas vezes, para um total de 29,6 milhões de doses. As primeiras vacinas Covid 19 chegaram ao Texas a 14 de Dezembro de 2020.
A Dorna, a FIM, a associação de equipas IRTA e a aliança de fabricantes MSMA devem agora tomar uma decisão responsável.
Na verdade, todo o material para as três classes tem de ser enviado para Austin na quarta-feira após o GP de Misano. O GP dos EUA está agendado para 1 a 3 de Outubro.
Em 2020, nenhuma das 14 corridas de MotoGP realizadas teve lugar fora da Europa. Este ano realizaram-se duas corridas no Qatar a 28 de Março e 4 de Abril, mas todos os outros eventos (Argentina, Tailândia, Japão, Malásia e Austrália) foram cancelados. Apenas o Texas permaneceu no calendário por causa de meses de taxas de infecção muito modestas.
A Dorna quer realizar 18 Grandes Prémios a todo o custo devido aos contratos com as estações de televisão. Por isso, já haverá um segundo GP em Portimão e se o Texas for cancelado, outro Grande Prémio poderia ser acrescentado em Outubro em Jerez ou poderia ser organizado um segundo GP de Valência.