MotoGP, 2021: Andrea Dovizioso completou terceiro teste na Aprilia
Depois de uma estreia em Jerez e de um passeio à chuva em Mugello, Andrea Dovizioso e a Aprilia desfrutaram de condições ideais durante um teste ‘muito interessante’ em Misano
Agora, a fábrica tem de tomar uma decisão ‘em breve’ em relação ao lugar na equipa de corrida de 2022 com ‘outras alternativas interessantes e válidas’ também em cima da mesa.
O antigo vice-campeão de MotoGP completou 126 voltas durante os dois dias, trabalhando em chassis, aerodinâmica e desenvolvimentos eletrónicos tanto para o resto deste ano como para a RS-GP de 2022.
O tempo por volta não foi divulgado, mas a Aprilia declarou que Dovizioso ‘deu voltas em tempos decididamente rápidos, fazendo uma clara melhoria de um dia para o outro, embora, como sempre nestes casos, o cronómetro não seja a referência mais importante’.
“Foi um teste muito interessante”, disse Dovizioso. “Testar num terceiro e diferente circuito foi extremamente importante para compreender melhor a moto e para ver quais os pontos a serem desenvolvidos. Testámos e mudámos muitas coisas para melhor compreender muitos detalhes que, de facto, reunimos com mais precisão, identificando como melhorar e onde, por outro lado, perdemos algo com certas mudanças.”
“Com os próximos testes agendados, poderemos fazer mais comparações e discutir melhor as nossas ideias”.
O CEO da Aprilia Racing Massimo Rivola confirmou que Dovizioso continua a ser um alvo para o lugar restante na equipa em 2022, mas acrescentou que “alternativas válidas e interessantes” também estão disponíveis e que “uma decisão deve ser tomada em breve”.
“Andrea provou ser um grande piloto em termos de sensibilidade e compreensão da forma como a moto se comporta”, disse Rivola.
“Paralelamente aos testes, a Aprilia Racing está a tomar medidas para encontrar a melhor solução em termos de pilotos a colocar na grelha em 2022, sem ter de esperar pelo resultado dos próximos testes em Julho.”
“Andrea está certamente incluído nas soluções que estamos a avaliar, mas existem alternativas muito interessantes e válidas sobre a mesa e uma decisão deve ser tomada em breve para que possamos planear adequadamente a estratégia futura da equipa.
“O fim-de-semana de Assen será extremamente importante neste respeito”.
Mesmo que Dovizioso decline a hipótese de voltar a correr com a Aprilia, pensa-se que ele poderia optar por continuar como piloto de testes em 2022.