MotoGP: 10 Factos que marcaram a temporada de 2023
Por Ricardo Ferreira a 27 Dezembro 2023 20:12
Nenhum fabricante ganhou tanto como a Ducati numa única temporada, também graças ao contributo das equipas independentes. A KTM, no entanto, ficou de mãos vazias.
- Em 2023, 15 pilotos (68,2% da grelha) subiram ao pódio dos Grande Prémios, igualando o recorde desde a introdução do MotoGP em 2002, que foi estabelecido em 2020 e 2021.
- Todos os fabricantes terminaram no pódio de um Grande Prémio em 2023 e três deles venceram corridas de domingo. A KTM não ganhou um Grande Prémio, mas ganhou dois Sprints.
- A Pramac conquistou o Campeonato de Equipas, tornando-se a primeira equipa independente a conquistar o título na era do MotoGP. Jorge Martin também venceu a corrida para melhor piloto de equipa independente em 2023. Antes de 2023, na era do MotoGP, só tinham havido duas provas em que equipas independentes tinham alcançado o pódio: Qatar 2004 e Portugal 2020.
- Em 2023, as equipas independentes conquistaram 10 vitórias: quatro para Martin, três para Marco Bezzecchi e uma para Alex Rins, Johann Zarco e Fabio Di Giannantonio.
- A vitória de Bagnaia em Valência foi a décima sétima para a Ducati em 2023, o que representa um novo recorde para o maior número de vitórias numa única temporada na categoria rainha do mesmo fabricante.
- O vice-campeão de 2023, Jorge Martin, foi o piloto com mais vitórias no Sprint nesta temporada, com nove, à frente de Bagnaia (4), Brad Binder e Alex Marquez com duas cada e Bezzecchi e Aleix Espargaró com uma. Martin foi também o único piloto a marcar pontos em todos os Sprint, incluindo 14 pódios.
- Após 11 temporadas com a Honda, o oito vezes campeão mundial Marc Márquez despediu-se da marca japonesa e assinou um contrato de apenas 1 ano com a Gresini Ducati, esperando regressar com a marca de bolonha ao triunfos no MotoGP.
- Em 2023 não houve vencedores de duplas de GP. Esta temporada é a primeira, desde 1949, em que nenhum piloto conseguiu seguir imediatamente com sucesso.
- O francês Johann Zarco conseguiu finalmente o seu primeiro triunfo no MotoGP, precisamente no ano em que sai da Pramac Ducati para a LCR Honda.
- Fabio Di Giannantonio tornou-se o sexto vencedor da Ducati nesta temporada, estabelecendo o recorde de maior número de vencedores com o mesmo fabricante
- Miguel Oliveira teve uma das suas mais difíceis temporadas no MotoGP com a RNF Aprilia, com três paragens devido a lesões que começaram logo no Grande Prémio de Portugal num acidente provocado por Marc Márquez. No entanto, o português parte para 2024 com esperanças renovadas com a equipa americana Trackhouse Aprilia MotoGP: ‘Mooney rules everything’!
Subscribe
Login
Please login to comment
0 Comentários