MotoE, Espanha: Formato de duas corridas arranca em Jerez
O Circuito de Jerez-Angel Nieto acolhe a ronda de abertura do Campeonato do Mundo FIM Enel MotoE. O mundial dedicado às motos elétricas entra numa nova era, com alterações no regulamento e duas corridas em cada fim-de-semana.
Após uns bons meses para recarregar baterias, a FIM Enel MotoE World Cup 2022 vai entrar em ação no clássico Circuito de Jerez-Angel Nieto. O campeonato sofre este ano mudanças substanciais: as motos perderam 15kg, haverá duas sessões de qualificação (Q1 e Q2) e duas corridas.
Os dois pilotos actuais que venceram em Jerez são Dominique Aegerter (Dynavolt Intact GP MotoE) e Eric Granado (LCR E-Team) – dois concorrentes esperados também esta época – e o bicampeão Jordi Torres (Pons HP 40), outro candidato habitual aos primeiros luagres. A luta entre os três tem sido o foco de numerosas corridas e 2022 promete outro confronto titânico.
Há também alguns estreantes intrigantes nesta temporada. Xavi Fores (Octo Pramac MotoE), com múltiplos pódios no WorldSBK, e Marc Alcoba (Openbank Aspar Team), o estreante mais rápido nos testes que troca as motos do Mundial de Supersport pela MotoE. Alex Escrig (Tech3 E-Racing) é outro estreante. O espanhol junta o domínio do Campeonato Europeu STK600, seguindo o mesmo caminho de Fermin Aldeguer que depois da sua aventura na MotoE ascendeu com sucesso à Moto2.
O novo formato Q1-Q2 significa que a qualificação tem lugar na sexta-feira às 16h50, antes da Corrida 1 ter início às 16h25 de sábado. A Corrida 2 é às 15h30 de domingo, completando um fim-de-semana cheio de acção.