MotoE, 2021, Assen: Granado na E-Pole, Pires 15º
Um par de voltas canceladas e a chegada de chuva no final, fez com que, nem Zaccone fizesse a pole, nem Pires fosse último, como esperado
André Pires foi o primeiro em pista para a E-Pole, que é disputada ao longo de uma volta largada na ordem inversa da qualificação, e o piloto português foi universalmente elogiado pelos comentadores internacionais pela sua bravura, lembrando a sua vasta experiência que já o viu correr em Macau e na Ilha de Man além dos campeonatos nacionais de onde o conhecemos há muito.
O número 14 estabeleceu um tempo para a grelha de um 1:48.799, a mais de 1,3 segundos do seu melhor tempo já feito este fim-de-semana, ilustrando a dificuldade de colocar uma única volta rápida em posição sem aquecimento.
Pires foi seguido por Jasper Iwema, que da mesma forma ficou a cerca de 2 segundos do seu tempo mais rápido por sua vez.
O mesmo aconteceu com o Zanoni, embora por menos e a partir daí, os pilotos foram suficientemente bravos para rodar quase no mesmo ritmo.
Para o fim quando Zaccone realizava a sua volta rápida, começou mesmo a chover e quando o Italiano abrandou ligeiramente, Eric Granado viria a fazer a Pole com um 1:43.114, enquanto Pires qualificou em 15º porque um par de concorrentes viram as suas voltas eliminadas.