MotoGP, Motegi: Matsuyama venceu de forma impressionante na Asia Cup
Takuma Matsuyama sofreu uma fratura no pulso na sexta-feira em Motegi, mas isso não impediu o piloto japonês de converter a sua pole position numa vitória incrível na tarde de sábado.
Matsuyama ampliou os seus pontos para 25, agora à frente de Afridza Munandar, já que o indonésio ficou em segundo e Sho Nishimura sofreu uma queda no calor da disputa. Syarifuddin Azman completou o pódio para manter a forma em mais uma corrida impressionante.
Foi Matsuyama quem manteve o 1º lugar ao sair da pole, mas Azman estava em perseguição, com a luta pelo terceiro entre um verdadeiro comboio de pilotos desde o início.
Pouco a pouco, no entanto, o bando atrás apanharia os dois, e Azman conseguiu colar-se a Matsuyama também. Depois, tornou-se uma clássica batalha em grupo na frente, com os dez primeiros cobertos por pouco mais de um segundo e meio e os intervalos uma constante concertina.
No entanto, com as voltas finais à vista, a luta pelo pódio ficou a cargo de um grupo-chave de seis: Matsuyama, Munandar, Azman, o tailandês Tatchakorn Buasri, Shoki Igarashi e Nishimura.
O drama durou até à penúltima volta de Nishimura, quando o número 3 subitamente bateu no pneu traseiro de Munandar e caiu. Isso deixou Matsuyama com um objetivo aberto e, apesar das dores no seu pulso fraturado, o número 11 sairia vitorioso.
O líder defendeu-se nas duas curvas finais para manter a liderança e disparar em direção à linha, que cruzou com quase dois décimos de vantagem.
Buasri ficou fora do pódio quando cruzou a linha em quarto, com Igarashi completando os cinco primeiros como o último do grupo líder, colhendo alguns bons pontos depois das suas travessuras em Buriram.
Warit Thongnoppakun foi sexto, embora o piloto tailandês tenha diminuído a diferença para alguns décimos, liderando Herjun Firdaus por cima da linha.
O wild card Kanta Hamada impressionou em 8º, à frente do australiano Harrison Voight. Shota Kiuchi completou o top 10.