Moto3 – GP de Valência: Jorge Martin conquista 1ª vitória da temporada
A corrida de Moto3 do Grande Prémio da Comunidade Valenciana, 18ª e última ronda do Mundial voltou a revelar uma luta intensa pelos lugares do pódio, com Jorge Martin a fazer o pleno nesta ronda juntando a pole position, a primeira vitória da carreira na categoria de entrada do Mundial.
Na largada Jorge Martin Del (Conca Gresini Moto3) aproveitando sair da pole position assumiu o comando trazendo na sua roda Gabriel Rodrigo (RBA BOE Racing Team) que realizou uma excelente largada e Joan Mir (Leopard Racing)
Com os três pilotos a ganharem uma ligeira vantagem sobre os seus adversários, uma queda de Gabriel Rodrigo quando lutava pela liderança, acabou por deixar o piloto da RBA BOE Racing Team de fora e obrigar Mir a sair de pista para evitar o toque em Rodrigo, o que fez com que Mir caísse para a 19ª posição.
Na frente Jorge Martin ficava com uma vantagem mais acentuada sobre os seus perseguidores, onde Enea Bastianini (Estrella Galicia 0,0) liderava o grupo que tentava encurtar a distancia para o líder da corrida.
Isto numa altura em que Fabio Di Giannantonio (Estrella Galicia 0,0) sofria igualmente uma violenta queda na recta da meta acabando por abandonar.
Já Joan Mir, começava a ganhar posições atrás de posições e a 10 voltas do final da corrida estava já no grupo que lutava pelos lugares secundários do pódio.
Com a luta pelo segundo e terceiro lugar do pódio ao rubro, na frente da corrida, Jorge Martin estava cada vez mais perto de alcançar a sua primeira vitória da temporada, já que a oito voltas do final o piloto espanhol tinha já mais de seis segundos de vantagem para os seus perseguidores.
No grupo que lutava pelos lugares secundários do pódio, Joan Mir, estava verdadeiramente demolidor e a cinco voltas do final ocupava já a segunda posição, mostrando que apesar de estar arredado de alcançar a sua 11ª vitória da temporada, estava na luta pelo pódio, com uma corrida fantástica, depois de uma saída de pista que o atirou para 19º no inicio da corrida.
Na frente da corrida, Jorge Martin, realizava uma corrida a solitário, acabando assim por entrar em modo de controlo, beneficiando de uma vantagem de 5,7s a duas voltas do final o que abria assim as portas da primeira vitória da carreira no Mundial de Moto3 para o piloto da Gresini.
Depois de ter conquistado nove pole positions em 16 corridas que participou, Martin venceu a derradeira prova do campeonato, relegando Joan Mir para a segunda posição a 3,760s, enquanto Marco Ramirez (Platinum Bay Real Estate) foi terceiro a 3,877s, alcançando assim o seu segundo pódio, na frente de Romano Fenati (Marinelli Rivacold Snipers) que foi quarto a 3,953s de Jorge Martin.
Classificação Final