Moto3, San Marino, Corrida: Terceira vitória de Alonso após última volta incrível
David Alonso (Gaviota GASGAS Aspar Team) foi o vencedor da corrida do Grande Prémio de San Marino de Moto3. O colombiano cumpriu a distância em 34:04.490 minutos, batendo Jaume Masia (Leopard Racing) por 36 milésimos, com Deniz Öncü (Red Bull KTM Ajo) em terceiro, a 237 milésimos.
À semelhança do que costuma acontecer no Moto3, o vencedor foi uma incógnita até à última volta, com Deniz Öncü, Jaume Masia e David Alonso à procura da glória, com David Muñoz um pouco mais atrás. Foi o turco que entrou nas últimas curvas na liderança, mas Masia, num tudo ou nada, lançou-se, conseguindo manter a moto de pé sem se saber muito bem como, com Öncü a ficar na expetativa para ver o que acontecia e Alonso, da terceira posição, a ultrapassar dois para assegurar a vitória, a sua terceira no Moto3.
Muñoz terminou na quarta posição, a sete décimos do vencedor, com o quinto classificado, Collin Veijer, já a 4.8 segundos. O neerlandês terminou com três segundos de avanço para Kaito Toba, sexto posicionado, com Ayumu Sasaki em sétimo, Ivan Ortolá em oitavo, José Antonio Rueda em nono e Romano Fenati a fechar o top-10, com pontos também para Taiyo Furusato, Diogo Moreira, Stefano Nepa, Ryusei Yamanaka e Tatsuki Suzuki.
Isto quer dizer que o ainda líder do campeonato, Daniel Holgado, terminou fora dos pontos (pela segunda corrida consecutiva), o que faz com que o campeonato de pilotos anime bastante. Ayumu Sasaki, segundo classificado do campeonato, já só está a quatro pontos do espanhol, com Jaume Masia a 12 pontos e Deniz Öncü a 17, o que vai espicaçar as próximas rondas do campeonato, que serão disputadas fora da Europa.