Moto3, Qatar, Corrida: Jaume Masia vence e é o novo campeão do mundo
Jaume Masia (Leopard Racing) foi o vencedor do Grande Prémio do Qatar de Moto3. O espanhol cumpriu a distância em 33:50.694 minutos, batendo David Alonso (GASGAS Aspar Team) por 68 milésimos, com Deniz Öncü (Red Bull KTM Ajo) em terceiro, a 163 milésimos. Com este resultado, Masia conquista o título de campeão do mundo de Moto3.
A luta pelo título era o grande ponto de interesse desta corrida, com Ayumu Sasaki a ser aquele que teria hipóteses mais realistas de adiar a festa do espanhol, que saía de décimo, com Sasaki em quarto. A verdade é que ambos estiveram muitas vezes em luta, com Masia a ter recebido inclusivamente um aviso de conduta pela forma como se defendeu do japonês por duas voltas. Ambos fizeram praticamente tudo bem, até que Sasaki, a cerca de três voltas do final, tentou uma manobra no espanhol, mas alargou demasiado e depois disso perdeu várias posições, tendo demasiado recuperar o que tinha perdido. Sasaki terminou em sexto, mas, com a vitória de Masia, precisava de terminar no top-4 para adiar a decisão.
Öncü também merece um destaque positivo, tendo terminado no pódio apesar de quase ter estragado a sua corrida logo no início. O turco arrancou bem e saltou logo para a frente, mas isso também se deveu a uma larga partida, pela qual foi penalizado com duas long laps, que o atiraram para o fundo do pelotão quando foram cumpridas. Ainda assim, conseguiu recuperar até ao terceiro lugar, a menos de duas décimas do vencedor, atrás de David Alonso.
Numa corrida típica de Moto3, com muitos pilotos separados por poucos segundos, Riccardo Rossi acabou no quarto lugar, com Vicente Pérez na quinta posição. Sasaki não conseguiu melhor do que o sexto posto, à frente de Matteo Bertelle, com Kaito Toba, Daniel Holgado (que partiu da pole position, mas quebrou no final) e Collin Veijer a fecharem o top-10, sendo que também pontuaram Romano Fenati, David Muñoz, Joel Kelso, Taiyo Furusato e Ivan Ortolá.