Moto3, Malásia, T1: Masia torna-se o primeiro líder em Sepang
No regresso das máquinas ligeiras de Moto3 ao circuito de Sepang, Jaume Masia (Leopard Honda) foi o piloto mais rápido com uma volta de 2:12.065 minutos, batento Deniz Oncu (Red Bull KTM Ajo) por 435 milésimos. O terceiro mais veloz foi Romano Fenati (Rivacold Snipers Honda), a 515 milésimos do melhor tempo.
Os primeiros minutos da sessão viram passar Ivan Ortolá (Angeluss MTA Team) e Diogo Moreira (MT Helmets MSI) pela liderança da tabela de tempos, com o piloto brasileiro a ser pouco depois batido pelo jovem turco Deniz Oncu (Red Bull KTM Ajo) que estabelecia a melhor marca em 2:14.093 minutos. Por esta altura, apenas motos da KTM ocupavam os lugares de topo. Veio depois Jaume Masia que colocava a Honda da Leopard Racing a 355 milésimos do líder Oncu. Pouco depois, o líder do campeonato subia mesmo a primeiro com uma melhor volta de 2:13.747 minutos. Atrás de Masia estavam Oncu, Moreira, o outro candidato ao título Daniel Holgado (Red Bull KTM Tech3), com Ryusei Yamanaka (GASGAS Aspar Team) a fechar o top 5. Ayumi Sasaki (Liqui Moly Husqvarna Intact GP) era apenas décimo por esta altura. Muito atrasado estava o terceiro classificado do campeonato, David Alonso.
Na entrada para os últimos 10 minutos, poucas mudanças havia nos lugares da frente, registando-se apenas a subida ao quinto lugar de David Muñoz (BOE Motorsports), tirando Yamanaka dos cinco primeiros. Seguia-se uma breve passagem pelas boxes da grande maioria do pelotão, para o derradeiro acerto nas motos para o fecho da sessão.
A 2 minutos do final da sessão, Deniz Oncu passava a liderar a sessão, mas Masia batia-o pouco depois, regressando ao topo da tabela com uma volta de 2:12.065 minutos, deixando Oncu a 435 milésimos. A pouco mais de um minuto do final, Romano Fenati (Rivacold Snipers Honda) subia a terceiro, despojando dessa posição Diogo Moreira. O jovem piloto brasileiro fechava a sessão em quarto, na frente de Muñoz e José António Rueda (Red Bull KTM Ajo).