Moto3: Luta pelo vice-campeonato prejudicada pelos abandonos
O GP da Austrália, em Phillip Island, ficou marcado por um aspecto curioso. Do segundo classificado do campeonato até ao nenhum piloto somou qualquer ponto, tendo mesmo oito destes nove pilotos, a excepção foi Romano Fenati que não está a competir, abandonado a corrida.
Assim e num momento que restam duas provas para a conclusão da época, Enea Bastianini continua no segundo posto com 21 pontos de vantagem sobre o terceiro classificado Jorge Navarro. Porém o piloto italiano pode ver este seu objetivo comprometido uma vez que fraturou uma vértebra e costela na sequência do violento incidente que sofreu em conjunto com John McPhee e Andrea Migno durante a corrida.
Segue-se o melhor estreante em competição, Nicolò Bulega. O piloto da Sky VR46 está a 14 pontos de Navarro e ainda acalenta hipóteses de poder terminar no pódio a sua época de estreia no Mundial.
O também estreante, Joan Mir, fecha o top cinco a apenas cinco pontos de Bulega. Ainda envolvido na luta pelo melhor estreante está Fabio di Giannantonio, que é sexto no campeonato a sete pontos de Mir. Com diferenças tão curtas são esperadas animadas batalhas já no próximo fim de semana, palco da realização do GP da Malásia.