Moto3 Jerez: Phillipp Oettl domina em corrida super disputada
Philipp Öettl estreia-se a vencer no Mundial de Moto3
O alemão Philipp Öettl (Sudmetall Schedl GP KTM) venceu o GP de Espanha de Moto3, disputado este domingo em Jerez de la Frontera, no final de uma corrida marcada pelo erro de Áron Canet, que falhou uma travagem a quatro voltas do final e provocou uma ‘carambola’ que também eliminou Jorge Martín (autor da pole e anterior líder do Mundial), Enea Bastianini e Tony Arbolino.
Este grupo estava em discussão pela vitória com Öettl e Marco Bezzecchi (Redox Prustel KTM) mas estes dois pilotos ficariam isolados na frente da corrida após a queda coletiva. O alemão, filho do antigo piloto Peter Öettl, manteve a concentração e esteve exemplar nas últimas voltas, não permitindo um ataque final de Bezzecchi, que ainda assim foi o principal beneficiado nas contas do campeonato, que passa agora a liderar.
Foi a primeira vitória de Öettl no Campeonato do Mundo, onde se estreou em 2012 como wildcard.
Atrás destes dois pilotos desenrolou-se uma luta tão característica na classe mais baixa do Mundial, com diversos pilotos a tentarem chegar ao derradeiro lugar do pódio. Marcos Ramírez (Bester Capital Dubai KTM) foi o mais forte e bateu os seus compatriotas Alonso López (Estrella Galicia Honda) e Jaume Mausiá (Bester Capital Dubai KTM) e o japonês Tatsuki Suzuki (SIC58 Squadra Honda).
A quinta prova da temporada será o GP de França, em Le Mans, de 18 a 20 de maio.