Moto3, Japão, Corrida: Masia impõe-se aos rivais e isola-se na liderança do campeonato
Jaume Masia (Leopard Racing) foi o vencedor do Grande Prémio do Japão de Moto3. O espanhol cumpriu a distância em 33:30.018 minutos, batendo Ayumu Sasaki (Liqui Moly Husqvarna Intact GP) por 1.546 segundos, com Daniel Holgado (Red Bull KTM Tech3) em terceiro, a 1.602 segundos.
A corrida foi exatamente aquilo que os adeptos mais queriam ver, com os três primeiros do campeonato sempre em luta no grupo da frente, com Deniz Öncü a juntar-se a eles durante bastante tempo. Houve várias manobras durante a luta que envolveu esses quatro pilotos, até que Öncü caiu sozinho quando ocupava a posição, deixando Masia, Sasaki e Holgado na frente. Mas as lutas acabaram por beneficiar Masia, que se isolou, deixando Sasaki e Holgado em luta pela segunda posição, que só se decidiu na reta final, quando Holgado saiu mal da curva e permitiu que Sasaki o batesse por apenas 56 milésimos.
Isto deixa o campeonato com algumas alterações, com Masia a passar a liderar a tabela isolado, com 199 pontos, com Ayumu Sasaki a ser agora o segundo classificado, a seis pontos de distância do líder. Daniel Holgado, que há duas provas era líder isolado, é agora terceiro, a nove pontos da liderança.
Öncü, por seu lado, podia ter-se isolado no quarto lugar, mas, com a queda, deu essa ‘benesse’ a David Alonso, que terminou em sétimo, atrás de Stefano Nepa, quarto, Ivan Ortolá, quinto, e David Muñoz, sexto. Kaito Toba terminou na oitava posição, à frente de Ryusei Yamanaka e de José Antonio Rueda, que fechou o top-10, com Collin Veijer, Taiyo Furusato, Riccardo Rossi, Diogo Moreira e Joel Kelso a ocuparem os últimos lugares pontuáveis.