Moto3, Grã-Bretanha, T2: Veijer permanece no topo dos tempos combinados
O holandês Colin Veijer continua a ser o mais rápido em Silverstone, à frente de Holgado e Ortola, enquanto todas as atenções se viram agora para a qualificação.
A Moto3 começou um sábado emocionante no Monster Energy British Grand Prix, com a última oportunidade para o pelotão ganhar um lugar vital na Q2, com Collin Veijer (Liqui Moly Husqvarna Intact GP) a manter-se como o mais rápido depois da fantástica volta de sexta-feira à tarde. O holandês conseguiu um tempo de 2:09.565, imbatível, com o #95 a enfrentar a dura concorrência de Daniel Holgado (Red Bull GASGAS Tech3), que encontrou tempo no Treino 2, saltando para segundo – 0.021s atrás de Veijer. Holgado mostrou-se forte e ficou à frente de Ivan Ortola (MT Helmets – MSI), que foi terceiro e também não conseguiu melhorar o seu tempo de sexta-feira, depois da sua volta mais rápida do Treino 2 ter sido cancelada.
A sessão ficou reduzida aos últimos cinco minutos, quando os pilotos começaram a sair das boxes para o último ataque ao cronómetro da manhã. Com uma volta de dois minutos em Silverstone, o pelotão ficou com apenas uma volta para melhorar no Treino 2. Ortola foi brevemente o mais rápido antes de a volta do espanhol ser retirada devido a bandeiras amarelas, depois de Noah Dettwiler (CIP Green Power) ter saído do circuito.
Angel Piqueras (Leopard Racing) conseguiu melhorar e saltar de 15º para quarto no final da sessão. Piqueras continua a melhorar em Silverstone, partindo para a qualificação à frente do também estreante Jacob Roulstone (Red Bull GASGAS Tech3), que completou os cinco primeiros. Entretanto, Joel Kelso (BOE Motorsports) ficou em sexto e foi o último piloto entre os 14 primeiros a melhorar o seu tempo de sexta-feira. O australiano completou a volta sozinho e ficou à frente do herói da casa Scott Ogden (Fibre Tec Honda – MLav Racing), que continua dentro do Top 10 – terminando em sétimo na classificação combinada. O #19 terminou à frente de Stefano Nepa, da LEVELUP – MTA, que foi oitavo.
David Alonso (CFMOTO Valresa Aspar Team) ficou em nono quando a bandeira axadrezada foi hasteada, com Tatsuki Suzuki (Liqui Moly Husqvarna Intact GP) a ocupar o último lugar entre os 10 primeiros. Ryusei Yamanaka (MT Helmets – MSI) ficou com a 11ª posição e terminou à frente de Jose Antonio Rueda, da Red Bull KTM Ajo, Riccardo Rossi (CIP Green Power) e Nicola Carraro (LEVEL UP – MTA) ocuparam as últimas posições dentro do importante top 14.
Top 10 – Treino 2 Moto3, Silverstone
1. Collin Veijer (Liqui Moly Husqvarna Intact GP) – 2:09.565
2. Daniel Holgado (Red Bull GASGAS Tech3) +0.021
3. Ivan Ortola (MT Helmets – MSI) +0.387
4. Angel Piqueras (Leopard Racing) +0.461
5. Jacob Roulstone (Red Bull GASGAS Tech3) +0.473
6. Joel Kelso (BOE Motorsports) +0.475
7. Scott Ogden (Fibre Tec Honda – MLav Racing) +0.475
8. Stefano Nepa (LEVELUP – MTA) +0.535
9. David Alonso (CFMOTO Valresa Aspar Team) +0.597
10. Tatsuki Suzuki (Liqui Moly Husqvarna Intact GP) +0.619