Moto3, Estados Unidos, Q2: Pole-position de Jaume Masia numa sessão acidentada
O valenciano da Leopard Honda conquistou a pole position de Moto3 em Austin, numa qualificação marcada por muitos acidentes.
No Q2 Moreira saiu com pneus usados e David Muñoz caiu na curva 11. Ele saiu para a box sem sequer ter marcado o seu tempo e estava muito dolorido no braço esquerdo. Ortolá assumiu o lugar de Moreira para se colocar em primeiro lugar, mas Masia destronou-o. Dani Holgado sofreu um acidente na curva 14. Foi quarto provisoriamente, mas uma cumplicidade séria para o líder da Moto3.
Sasaki vinha para primeiro, mas o seu companheiro de equipe Toba ‘voou’ e caiu na curva 12. Ayumu colidiu com ele e teve que cortar. Isso pressionou os japoneses, já que era apenas 15º. Riccardo Rossi não marcou tempo e teve que levar a moto para a box com um problema técnico.
Sasaki, sem parar nos boxes, fez uma boa volta para ficar em segundo. O resto seguiu Moreira. A começar por Artigas e Muñoz, que conseguiu regressar, ao contrário de Holgado, Rossi ou Toba.
Artigas escorregou e Muñoz ultrapassou os limites da pista, com a qual foi condenado a deixar para trás por não ter tempo. Öncü teve um incidente difícil na curva 15. Quando Moreira cortou, o grupo não melhorou, então Masiá conquistou a pole position . Jaume nem escolheu se meter em confusão e rolou sozinho no final.