Moto3: Enea Bastianini bate por 17 milésimos Brad Binder
O piloto da Gresini Racing tornou-se no nono vencedor diferente esta época ao vencer o GP do Japão, 15ª ronda da época. Bastianini selou o triunfo apenas no recurso ao photo-finish batendo por uns magros 17 milésimos o já campeão do Mundo, Brad Binder.
O piloto da Red Bull KTM Ajo parecia estar a caminho de nova vitória, mas nas últimas voltas viu a aproximação fatal de Enea Bastianini, que acabou por ser o mais forte num final de cortar a respiração. Foi a ‘vingança’ do duelo registado no GP de San Marino e da Riviera de Rimini, em Misano.
No lugar mais baixo do pódio ficou o herói local, Hiroki Ono. O piloto da Honda Team Asia, que já ontem tinha dado nos vistas na qualificação, realizou uma corrida muito consistente e com isso somou o seu primeiro pódio no Mundial de Moto3 para gáudio dos muitos adeptos nipónicos presentes no circuito de Motegi.
Nicolò Bulega foi quarto e salvou a face da Sky VR46, que partiu para esta prova com os seus três pilotos nas seis primeiras posições. Lorenzo Dalla Porta foi apenas 12º, enquanto o homem da pole, Andrea Migno quedou-se pelo 25º lugar. Philip Öttl completou o top cinco e igualou o seu melhor resultado esta época.
Nota ainda para o abandono de Jorge Navarro, que assim perdeu o segundo lugar no campeonato para Enea Bastianini. Nos primeiros momentos da corrida, o piloto espanhol envolveu-se numa queda com Gabriel Rodrigo e John McPhee, tendo mesmo de sair da pista numa maca.
A próxima prova do Mundial de Moto3 é o Grande Prémio da Austrália, em Phillip Island, e realiza-se já no próximo fim de semana.