Moto3, Áustria, Q1: Suzuki e Migno no Q2
Com a presença de protagonistas de peso como Tatsuki Suzuki, Ryusei Yamanaka, Andrea Migno, Ivan Ortolá e Lorenzo Fellon, entre outros, a primeira qualificação das ágeis Moto3 prometia emoções fortes.
Aberta a sessão, Joe Kelso foi um dos primeiros a sair para a pista, com um sol ainda evergonhado mas uma temperatura no asfalto próxima do ideal para os quatro pilotos mais rápidos conseguirem o desejado ‘passe’ para o Q2.
A 5 minutos do final da sessão, um grupo de quase dez pilotos liderado pela Honda de Andrea Migno, lançava à caça do melhor tempo. Ortolá e Suzuki cotavam-se como os mais rápidos, com o japonês a saltar para o topo, para de imediato perder o melhor tempo para Furusato. O segredo era aproveitar o melhor cone de ar. A 1 minuto do final, Tatsuki Suzuki baixava o melhor registo para 1’41,97, na frente de Yamanaka, Ortolá e Furusato. O italiano Andrea Migno, em quinto, via as suas hipoteses reduzirem-se de passar à Q2, mas nos últimos instantes subia ao quarto lugar.
No final, passavam à sessão seguinte Suzuki, Yamanaka, Kelso e Migno, com Ivan Ortolá e Furusato a ficarem fora do Q2, apesar do seu esforço final.