Moto3, 2022, Espanha, Corrida: Guevara impõe-se em luta a seis e vence em Jerez
Izan Guevara (GASGAS) venceu hoje o Grande Prémio de Espanha de MotoGP, convertendo a pole position numa vitória que não teve nada de fácil. Apesar de tudo, o top-3 da qualificação foi exatamente o top-3 da corrida, num pódio totalmente espanhol, com Sergio García (GASGAS) a ficar em segundo, a 26 milésimos de segundo, e Jaume Masia (KTM) em terceiro, a 208 milésimos.
A vitória da corrida acabou por ser decidida entre seis pilotos, que se distanciaram dos restantes quando faltavam sensivelmente dez voltas para o fim. Para além de Guevara, García e Masia, também Deniz Öncü, Xavi Artigas e Ayumu Sasaki estiveram no grupo que disputou a vitória, com destaque para o japonês, que começou no fundo da grelha e teve de cumprir uma volta longa e ainda chegou ao final em condições de obter uma vitória ou um pódio.
Izan Guevara guardou o melhor de uma grande corrida para o fim, com uma grande ultrapassagem na última curva da corrida, que lhe permitiu conquistar uma saborosa vitória. Destaque negativo para Dennis Foggia, que nunca conseguiu sair do fundo da grelha (talvez com um problema na moto), e perde bastante na luta pelo campeonato (tem agora 82 pontos para os 103 do líder Sergio García).
Öncü foi quarto, Artigas quinto e Sasaki sexto, com os restantes lugares do top-10 a serem ocupados por Kaito Toba em sétimo, Ryusei Yamanaka em oitavo, Daniel Holgado em nono e Diogo Moreira em décimo (o brasileiro ainda esteve no grupo da frente, mas teve de cumprir uma volta longa, por exceder limites de pista).