Moto3, 2021, Mugello: Quem era Jason Dupasquier?
O piloto Suíço que ontem perdeu a vida era uma das esperanças dum país que vai tendo um conta-gotas de pilotos no Mundial e agora ficou sem um dos melhores
Filho do antigo piloto de motocross Phillipe Dupasquier, Jason Dupasquier, de Bulle, no distrito de Gruyère a norte de Montreux, começou a sua carreira em Supermoto e foi várias vezes campeão nacional suíço.
Depois, fez a bem-sucedida mudança para o circuito de corridas de velocidade, reclamando a coroa do campeonato Alemão ADAC NEC Moto3 em 2016, antes de passar para o Campeonato do Mundo de Juniores para 2017.
O adolescente suíço fez progressos constantes ao longo de 2017 e estava pronto para fazer a sua estreia na Red Bull Rookies Cup em 2018, antes de quebrar o fémur esquerdo na segunda ronda do Campeonato do Mundo de Juniores.
Falhou toda a campanha da Taça Rookies de 2018, mas regressou em 2019 para terminar a oitava jornada geral com um melhor resultado de quarto lugar em Jerez. Dupasquier fez a sua estreia no Campeonato do Mundo de Moto3 em 2020 e voltou a montar para a PrüstelGP em 2021.
Estava em 12º no campeonato com 27 pontos quando foi vítima dum acidente nos treinos com Alcoba e Sasaki, que saíram ilesos… O piloto foi evacuado de helicóptero com graves lesões na coluna e nunca recuperou consciência, falecendo durante uma operação que visava estabilizar o seu estado.