Moto3, 2021, Misano: Novo formato de qualificação MotoE em 2022
A Dorna, a FIM e a IRTA confirmaram que haverá um novo formato de qualificação para as corridas de MotoE a partir da próxima época
Numa reunião virtual realizada no dia 17 de Setembro de 2021, a Comissão do Grande Prémio de MotoE, composta pelos senhores Carmelo Ezpeleta (Dorna, Presidente), Paul Duparc (FIM), e Hervé Poncharal (IRTA), tomou as seguintes decisões:
O Regulamento Desportivo para a época 2022 será atualizado com um novo formato.
A partir de 2022, as corridas de MotoE terão duas sessões de Treinos Livres e uma sessão Qualificativa na sexta-feira, e duas corridas: uma no sábado e a outra no domingo. Cada prova será normalmente realizada depois das classes de Grande Prémio.
O E-pole será substituído por sessões de Qualificação mais tradicionais: O formato das Sessões de Qualificação passa a ser semelhante aos das restantes classes, com uma Q1 de 10 minutos seguida, após 10 minutos de intervalo, por uma Q2 também com 10 minutos.
A qualificação da Q1 será composta pelos 10 pilotos mais lentos dos resultados combinados de FP1 e FP2.
A duração da Qualificação 1 será de 10 minutos, sem limite do número de voltas. Os dois pilotos mais rápidos da Qualificação 1 serão autorizados a recarregar as suas máquinas no pit lane e também receberão um pneu traseiro adicional para se juntarem à Q2.
A sessão de Qualificação 2 será composta pelos oito pilotos mais rápidos dos resultados combinados de FP1 e FP2, mais os dois pilotos mais rápidos da Qualificação 1.
A duração da Qualificação 2 será de 10 minutos, sem limite do número de voltas.
Isto vem decerto ao encontro de muitas queixas dos pilotos sobre as dificuldades (e perigo!) de levar aos limites uma moto muito pesada e com reações repentinas numa só volta. O formato atual também encorajava uma atitude de “tudo ou nada”, em contraste com a atual prioridade e preocupação com a segurança dos pilotos.