Moto2: Yamaha VR46 Master Camp, o capítulo final
Após oito anos de desenvolvimento de jovens talentos, a parceria entre a Yamaha e a VR46 Master Camp termina com a época de Moto2 de 2024 no próximo domingo. É o fim de um sonho, desde os campos de treino de Tavullia até à grelha do Campeonato do Mundo.
A Yamaha Motor Co., Ltd. e a VR46 vão separar-se no final do Campeonato do Mundo de Moto2 de 2024, marcando o fim da sua colaboração que começou em 2016 com o projeto Master Camp. As duas empresas sempre partilharam o objetivo de apoiar jovens pilotos talentosos, que inicialmente perseguiram através do Yamaha VR46 Master Camp bianual – um programa de formação de cinco dias em Tavullia. Em 2017, expandiram os seus esforços com o projeto VR46 Junior Team, dando aos recrutas do Master Camp e aos pilotos da Yamaha bLU cRU a oportunidade de ganharem experiência de corrida em toda a Europa.
A equipa, que inicialmente competiu na classe Moto3 da série CEV, passou para a Moto2 em 2019. Todos os anos, trabalharam diligentemente para aumentar o seu nível, acabando por chegar ao Campeonato do Mundo de Moto2 em 2022.
A equipa Yamaha VR46 Master Camp entrou no Campeonato do Mundo de Moto2 com os pilotos estreantes Manuel Gonzalez, de Espanha, e Keminth Kubo, da Tailândia. Ambos os pilotos evoluíram ao lado da equipa e Gonzalez continuou na temporada de 2023, que também incluiu o piloto japonês Kotha Nozane. Gonzalez conseguiu vários resultados entre os cinco primeiros, incluindo um segundo lugar no GP do Qatar – o melhor desempenho da equipa até à data.
Em 2024, a equipa deu as boas-vindas a um novo alinhamento, com o estreante japonês Ayumu Sasaki e o promissor espanhol Jeremy Alcoba. Ao longo da época, ambos os pilotos mostraram uma dedicação, profissionalismo e determinação excepcionais, tendo cada um conseguido dois P4 nas corridas.
A equipa agradece sinceramente a todos os patrocinadores e parceiros que os apoiaram ao longo dos anos. A Yamaha e a VR46 também desejam a Sasaki e Alcoba uma carreira de sucesso nas corridas. Um agradecimento especial vai para o diretor desportivo Gelete Nieto e para todos os membros da equipa, cujo profissionalismo e trabalho árduo fizeram a diferença dentro e fora de pista.
Imagens: Gold & Goose / Red Bull Content Pool e Yamaha VR46 Master Camp