Moto2, Tailândia, Corrida: Aldeguer imbatível, Acosta segundo adia título
Fermín Aldeguer venceu a corrida de Moto2 na Tailândia. O piloto da Boscoscuro não deu chance a ninguém com um fim de semana perfeito com pole, volta mais rápida e domínio de todas as voltas. Acosta ficou em segundo e a entrega do título foi adiada para a Malásia.
Caíam algumas gotas na formação da grelha de Moto2, mas o sol e o calor voltaram, com 33 graus no ar e 44 no asfalto. Na partida Aldeguer conteve Acosta e manteve a pole position. Um excelente Ramírez ficou em terceiro contra um Arenas que perdia posições. Arbolino arrancou bem, mas Alonso López e Canet impediram a início a sua recuperação para os líderes. No entanto, Canet que saiu na frente na largada, foi punido e teve que passar duas vezes pela área da ‘Long Lap’. Tony Arbolino foi ultrapassado por Jake Dixon e desceu para nono. Roberts, que estava atrás de Arbolino, caiu, o que foi um alívio para o italiano.
No topo, Aldeguer estabeleceu um grande ritmo e Acosta teve dificuldades para acompanhá-lo. Dixon travou tarde demais na curva 3 e colidiu com Celestino Vietti que também beijou o asfalto na quinta curva ao tentar conter Arbolino. Mais duas posições para Arbolino que tudo fazia para adiar o título do seu arquirival Pedro Acosta. As bancadas explodiram de alegria quando Chantra ultrapassou Ramírez e assumiu a terceira posição. Zonta Van den Goorbergh foi punido e teve que passar pela zona ‘Long Lap’… por “condução irresponsável”.
A 14 voltas do final Arbolino estava em cima do quinto lugar de Alonso Lopez, entrando pouco depois o italiano no top 5. Na frente, Fermín Aldeguer tinha cerca de dois segundos de vantagem sobre Pedro Acosta, segundo na frente de Somkiat Chantra, Marcos Ramirez e Arbolino. O piloto da Marc VDS aproximava-se depois de Ramirez, superando o espanhol a 8 voltas do final. O italiano fazia de tudo para evitar que a entrega do título fosse retardada para a Malásia. A próxima vítima do italiano seria Somkiat Chantra (Honda Team Asia), mas Arbolino tinha uma diferença de 3.3 segundos para superar.
Entretanto na cabeça da corrida a vantagem de Aldeguer sobre o pretendente ao título Pedro Acosta dilatava-se para 2.4 segundos, a 5 voltas da bandeira de xadrês. Mais atrás, Ramirez, Albert Arenas e Ai Ogura mantinham um interessante duelo pelo quinto lugar, com Lopez, Gonzalez e Guevara a fecharem o top 10. A 2 voltas do final, Ai Ogura superava de uma assentada Arenas e Ramirez para entrar no top 5.
Pedro Acosta entrava na derradeira volta a 3.7 segundos do líder Aldeguer, passava em segundo na bandeira de xadrês e com isso a luta pelo título da categoria ficava adiada para a Malásia. Quanto a Fermín Aldeguer, brilhante vitória do jovem murciano de 18 anos da Boscoscuro. Somkiat Chantra demorava no regresso ao pit-lane, festejando o terceiro lugar junto aos seus fãs no Circuito Internacional de Chang, em Buriram.