Moto2: Miguel Oliveira 3º no arranque do fim de semana
À semelhança do que já havia acontecido durante os testes oficiais de Moto2, Miguel Oliveira voltou a deixar boas indicações na primeira sessão de treinos livres do Grande Prémio do Qatar, ronda inaugural do Mundial de MotoGP. O piloto da Red Bull KTM Ajo cada vez mais adaptado à sua KTM neste circuito esteve durante toda a sessão entre os mais rápidos e no final do sessão ficou com o terceiro melhor tempo. O piloto português parou o cronómetro em 2m00.555s, registo que bate por pouco mais de 0.3.s o seu melhor tempo nos testes da passada semana.
Oliveira foi apenas 0.133s mais lento do que Thomas Lüthi, o homem mais rápido nesta primeira incursão do pelotão de Moto2 ao circuito de Losail. Lüthi, que teve um início de sessão muito forte no entanto não conseguiu bater a melhor marca dos testes oficiais, que ficou precisamente na posse Takaaki Nakagami. Precisamente o piloto japonês foi segundo nesta sessão apenas a 80 milésimos de Thomas Lüthi. Seguiram-se os homens da Marc VDS, Franco Morbidelli e Àlex Márquez, que serão claramente dois pilotos a ter em conta durante o fim de semana.
Nota ainda para o bom desempenho de Mattia Pasini que colocou a Kalex da Italtrans Racing no sexto posto ao passo que Danny Kent foi o melhor homem com uma Suter em mãos ao ser oitavo, mas já a mais de meio segundo do topo da folha de tempos. Já o companheiro de equipa de Miguel Oliveira, Brad Binder, não começou bem esta sua estreia em Moto2 ao sofrer uma queda durante a sessão. Ainda em clara fase de adaptação a uma nova realidade o piloto sul-africano foi apenas 18º, sendo quase um segundo mais lento do que Oliveira.
A segunda e última sessão do dia tem o seu início marcado para as 18h50, hora de Portugal Continental.