Moto2: Jonas Folger testou novo protótipo da Suter em Valência
Atual piloto de Moto2 mas aos comandos de uma Kalex, Jonas Folger, completou esta semana dois dias de testes no circuito Ricardo Tormo, em Valência, onde teve a oportunidade de testar o novo protótipo da Suter. O fabricante suíço está a ensaiar o novo chassis e durante os dois dias de trabalho recolheu informações importantes para o trabalho de desenvolvimento da nova máquina.
Depois de ter experimentado as sensações da nova Suter, Folger foi confrontado com a inevitável pergunta sobre as diferenças entre o chassis da Kalex e da Suter. “É difícil estabelecer uma comparação, pois as motos têm reacções diferentes. A nova Suter não é lenta. O seu chassis é muito compacto e a posição de pilotagem muito alta. É uma moto um pouco nervosa e mais difícil de pilotar. No entanto a partir do momento em que se consegue compreender o seu funcionamento é fácil ser rápido. Por outro lado a Kalex é uma moto muito boa e estável”.
Folger, que no próximo ano vai subir ao MotoGP para representar a satélite Tech3, revelou ainda que caso continuasse em Moto2 a sua escolha para a próxima época seria muito simples. “De momento iria escolher a Kalex, pois é a moto que utilizo em todas as corridas e é muito familiar”.
Recorde-se que antes do início da nova época, a Suter anunciou que iria abandonar o Mundial de Moto2, num pelotão que é dominada pela muito competitiva Kalex, que também teve a testar em Valência com Franco Morbidelli e Sam Lowes. No entanto o teste de novo projecto indica que a marca suíça pretende regressar a uma categoria onde em 2012 conquistou o título então com Marc Márquez.