Moto2 Jerez: Um 2º lugar que vale mais do que uma vitória!
Miguel Oliveira recupera de 14º a 2º, Baldassarri vence em Jerez
Antes da corrida do GP de Espanha de Moto2, na pré-grelha de Jerez, Aki Ajo admitia que “a sexta-feira e o sábado não foram dias fáceis para o Miguel e talvez ela tenha acusado a pressão e o nervosismo. Hoje de manhã já vimos o verdadeiro Miguel, ele estava contente.”
O patrão da Red Bull KTM Ajo, que aludia ao anúncio da passagem de Miguel Oliveira para o MotoGP com a Tech 3 KTM e o 14º lugar que se seguiu, na qualificação de sábado, dificilmente poderia adivinhar que o piloto português iria recuperar 12 posições vindo da quinta fila da grelha, conseguindo o seu terceiro pódio consecutivo em 2018 e o 12º da sua carreira na classe das 600cc.
Depois de um arranque notável, Oliveira já era sétimo classificado no final da primeira volta e depois continuou a subir lugares até chegar ao segundo posto na quinta volta. A partir daí, a KTM do português foi a mais direta ameaça à Kalex de Lorenzo Baldassarri, piloto que partiu da pole e que se mostrou muito forte durante todo o fim de semana andaluz.
Álex Márquez, outro dos candidatos ao título, seguia atrás do português quando cometeu um erro na Curva 2 e caiu, ficando fora de prova num Grande Prémio sempre especial para qualquer piloto espanhol.
Sem a presença de Márquez atrás de si, Oliveira tentou manter-se na roda de Baldassarri mas a consistência do piloto da Pons HP40 foi demasiado para o português, cuja KTM pareceu mais competitiva na primeira fase da corrida do que na segunda metade.
“Senti-me algo stressado na qualificação, não encontrei a trajetória certa e sentia-me desiludido no final do dia, porque sabia que nesta pista a posição de partida era um ponto-chave. Na corrida concentrei-me em arrancar bem e manter-me no grupo da frente. Hoje o ‘Balda’ esteve muito forte mas este segundo lugar é quase melhor do que uma vitória”, referiu o português minutos antes de subir ao pódio.
Esta foi a segunda vitória de Baldassarri no Moto2, passando a ocupar o segundo lugar do campeonato, nove pontos atrás de ‘Peco’ Bagnaia, que foi terceiro em Jerez beneficiando da queda de Álex Márquez. Miguel Oliveira subiu ao terceiro posto do Mundial, a 10 pontos de Bagnaia, enquanto Mattia Pasini (quinto em Jerez) é agora o quarto do campeonato, a 15 pontos do líder.
Registo ainda para novo sexto lugar (o terceiro da época) do companheiro de Miguel Oliveira na Red Bull KTM, Brad Binder, embora já a mais de 11 segundos do vencedor.
O Mundial de Moto2 ruma agora a Le Mans, para o GP de França, de 18 a 20 deste mês.
Que grande corrida Miguel…fantástico!!!