Moto2, Japão, TL2: Fermín Aldeguer reina à chuva e leva o ímpeto para a Q2
Fermín Aldeguer (CAG Speed Up) foi o piloto mais rápido da segunda sessão de treinos livres do Grande Prémio do Japão de Moto2. O espanhol efetuou a sua melhor volta em2:04.479 minutos, batendo Tony Arbolino (Elf Marc VDS Racing Team) por 268 milésimos, com Arón Canet (Flexbox HP40) em terceiro, a 420 milésimos.
Filip Salac terminou no quarto lugar, à frente de Jake Dixon, Albert Arenas e Alonso López. Somkiat Chantra terminou esta segunda sessão no oitavo lugar, batendo Augusto Fernández e Jorge Navarro, que fechou o top-10.
Acontece que esta sessão foi disputada integralmente em piso molhado, o que fez com que ninguém conseguisse bater os tempos registados ontem, fazendo com que os apurados diretamente para a Q2 sejam os 14 mais rápidos de ontem. Assim, Augusto Fernández, Somkiat Chantra e Pedro Acosta avançam com os três melhores tempos, seguidos de Ai Ogura, Filip Salac, Tony Arbolino, Alonso López, Albert Arenas, Jorge Navarro e Jake Dixon. Fermín Aldeguer, Zonta van den Goorbergh, Joe Roberts e Bo Bendsneyder também têm presença garantida na fase decisiva da qualificação.
Quem teria de passar pela Q1 era Manuel González, entre outros, mas o espanhol está em dúvida para o resto do Grande Prémio. González registou um aparatoso highside na curva 6, quando faltavam 28:19 minutos para o fim, provocando inclusivamente uma bandeira vermelha. O espanhol saiu com queixas na clavícula, tendo sido transportado para o centro médico.
A qualificação de Moto2 tem início às 5h30, com a Q1.