Moto2, Japão, Corrida: Vitória caseira de Ai Ogura
Um triunfo tirado a ferros por Ai Ogura (Honda Team Asia) em Motegi, que apesar de muito pressionado nas voltas finais por Augusto Fernandez (Red Bull KTM Ajo), conseguiu reduzir a diferença para o líder do campeonato a meros 2 pontos!
Após as primeiras voltas desta 16ª corrida do mundial de Moto2, Jake Dixon e Augusto Fernandez estiveram numa luta desenfreada pela quinta posição, com o britânico a levar a melhor na disputa desse lugar, a 15 minutos do final da corrida. Somkat Chantra que chegou a liderar, cai então para o quarto lugar, assumindo Alonso Lopez a liderança do quarteto da frente, com Ai Ogura e Tony Arbolino a espreitarem também uma oportunidade para tomar as rédeas da corrida.
A 12 voltas do final, Pedro Acosta vem na sétima posição, mas dificilmente se anteve uma repetição do que aconteceu em Aragão onde o piloto de Murcia recuperou lugares em catadupla. Ainda assim, Acosta está cada vez mais próximo de Dixon e Fernandez, mas, nesta altura o foco da corrida está no acontece na frente da corrida.
O japonês Ai Ogura está a pressionar cada vez mais o líder e consegue passar Alonso Lopez a 9 voltas do final, começando a descolar lentamente do espanhol e a sonhar com uma vitória caseira que lhe poderia valer também subir à liderança da categoria no campeonato. Apercebendo-se dessas intenções e disposto a não perder a sua posição de líder, a 7 voltas do final Augusto Fernandez arranca de faca nos dentes à caça de Alonso Lopez: trocam posições constantemente ao longo de várias voltas, com Fernandez à procura do segundo lugar que acabaria por consolidae.
Aproveita essa luta o japonês Ogura, que aos poucos foi-se distanciando na frente da corrida, deixando o seu opositor na luta pelo campeonato do mundo a mais de segundo e meio, uma diferença sempre significativa nesta categoria. No entanto, Fernandez não atira a toalha ao chão, e ao invés, estabelece a volta mais rápida a 4 voltas do final e segue na perseguição do japonês do Team Asia. O jovem Lopez já perdeu entretanto o contacto e está a mais de 4 segundos dos dois primeiros num terceiro lugar solitário, mas salvaguardado de Jake Dixon, também ele isolado no quarto lugar – ao abrigo de um possível ataque de Chantra e Arbolino que rodam mais atrás.
Na entrada para a última volta Ogura aproveita o segundo e meio de vantagem para garantir a sua terceira vitória em 2021, depois dos triunfos em Jerez e Spielberg. Augusto Fernandez termina na segunda posição, a 1.191 segundos do japonês, enquanto Alonso Lopez consegue a terceira posição, muito pressionando na derradeira volta por Jake Dixon. Muito mais atrás do britânico concluem a corrida Chantra e Tony Arbolino que fecham os seis primeiros, na frente de Pedro Acosta que não descolou até final da sétima posição. Resultado desolador para Acosta após a vitória na prova anterior. Albert Arenas, Bo Bendsneyder e Filip Salac completam o top-10.
A próxima corrida de Moto2 é o Grande Prémio da Tailândia, no circuito de Chang, segundo dos quatro fins de semana fora da Europa, antes da final em Valência.