Moto2, Itália, Corrida: Triunfo perfeito de Pedro Acosta
O piloto de Murcia alcançou a sua primeira vitória de sempre na Moto2 no Grande Prémio de Itália. No rápido circuito toscano do Mugello, apenas Aron Canet conseguiu seguir o ritmo de Acosta, mas viria a cair a 9 voltas do final da corrida.
Pedro Acosta (KTM Ajo) liderou desde cedo a corrida, mas sempre com a pressão constante de Aron Canet na sua sombra, desejoso de um triunfo que o poderia fazer superar Ai Ogura no campeonato. Ciente disso, o japonês não tardou em chegar ao terceiro lugar, depois de superar Sam Lowes e Tony Arbolino. Joe Roberts vinha em sexto, na frente do líder do mundial Celestino Vietti. Assim, a 11 voltas do final Acosta enabeçava um grupo de seis pilotos, formado por Canet, Arbolino, Ogura, Lowes e Roberts. Uma volta depois, Vietti juntava-se a este grupo.
A 9 voltas do final, Pedro Acosta e Aron Canet já tinham mais de um segundo de vantagem sobre os demais perseguidores, mas Canet viria a cair deixando o piloto de Murcia solitário no comando. Atrás vinha uma luta intensa. Com Vietti a acercar-se de Ogura, a passar o japonês e ascender ao terceiro lugar, atrás de Joe Roberts, o piloto que vive parte do ano em Aljezur. A 6 voltas do final, Acosta já contava com uma confortável vantagem de dois segundos e meio sobre Roberts, que dava o tudo por tudo de Celestino Vietti. O italiano apenas precisava de ficar à frente de Ogura para manter a liderança no campeonato. Entretanto, o britânico Lowes conseguia passar Arbolino, que de imediato recuparava a quinta posição, mas a luta continuava entre os dois, até o italiano atirar para fora Sam Lowes e ser castigado com uma ‘long lap’. A 4 voltas do final, cerca de cinco minutos separavam o quintento da frente de um segundo grupo liderado por Jake Dixon na frente de Augusto Fernandez e Cameron Beaubier. A 3 voltas do final abandonava Celestino Vietti com problemas técnicos.
Pedro Acosta entrava para a última volta com quase 4 segundos de vantagem sobre Joe Roberts em direção a uma mais que merecida vitória, na frente do norte-americano e de Ai Ogura. Augusto Fernandez num forcing final conseguiria bater Arbolino (penalizado pelo toque com Lowes) e terminar num bom quarto lugar. No campeonato, Ai Ogura assumia pela primeira vez a liderança do mundial após o desaire de Vietti, com um problema de transmissão na sua moto. Acosta conseguia assim o seu primeiro triunfo em Moto2 com apenas 18 anos de idade!