Moto2: Intact GP não renova com Marcel Schrötter
Após seis anos, Marcel Schrötter separa-se da equipa alemã Liqui Moly Intact GP. O gestor de carreira Michael Kories, espera agora conseguir um contrato para o seu piloto no Campeonato do Mundo de Superbike.
Marcel Schrötter já tinha dito no verão de 2021 que não queria continuar na Moto2 com 30 anos. Nessa altura, o bávaro ainda pensava na possibilidade de ter um lugar na WithU RNF Yamaha, onde Andrea Dovizioso e Darryn Binder acabaram por entrar. Consta que desde então a Intact GP começou a procurar um sucessor para Schrotter que teve um começo de época decepcionante, com apenas dez pontos somados e posições decepcionantes na grelha nas três primeiras corridas. Schrotter melhou depois , mas sem vencer, e após a prova de Misano onde foi 11º manteve o oito lugar na tabela do campeonato.
Marcel Schrotter está sob pressão desde a altura em que o chefe de equipa da Intact, Jürgen Lingg, anunciou durante as férias de verão que a equipa adiaria a renovação do contrato com o alemão em Assen, esperando que este melhora-se de forma em agosto. Mas sucede que após a qualificação de Moto2 do fim de semana em Misano, a equipa germânica admitiu que as negociações falharam para a renovação com o bávaro, precisamente no dia em equipa de Memmingen, no seu décimo ano, finalmente celebrou o seu primeiro título com Domi Aegerter no Campeonato do Mundo de MotoE. A equipa alemã tem um palmarés que é dos mais fracos na categoria intermédia, com apenas duas corridas ganhas em 10 anos no campeonato do mundo: Brno (2016) com Jonas Folger, e Texas (2018) com Tom Lüthi.
Face à não contratação de Schrötter para 2023, o seu gestor Michael Kories, procura de outro campeonato para o seu piloto, sendo o primeiro objetivo o Campeonato do Mundo de Superbike. E a ideia vem de longe, porque logo na prova do Estoril, em abril, afirmou: “Se virmos pelas reportagens da mídia e classificações da TV, a MotoGP é a classe de motos mais atraente, depois vem o Campeonato do Mundo de Superbike, e a Moto2 segue em terceiro lugar”, explicou o gestor da carreira de Schrotter. Kories procura um lugar nas Superbike, mas não pondo de lado a possibilidade da continuação de Schrotter noutra equipa de Moto2.
Na Intact GP, Lukas Tulovic vindo do Europeu de Moto2 deverá ser o substituto natural do bávaro, estando também risco de saída o estreante Jeremy Alcoba, apenas 18º no campeonato do mundo.