Moto2 GP França: Alex Marquez regressa às vitorias
As primeiras 2 linhas da grelha partida eram ocupadas por
1ª linha Jorge Navarro / Thomas Luthi /Alex Marquez
2ª linha Mattia Pasini /Xavi Vierge / Andrea Locatelli
Ceu nublado, mas piso seco, todos os pilotos equipados com slicks.
Thomas Luthi arranca muito bem e salta para a frente da corrida seguido de Marquez, Vierge e Navarro
Na entrada da 2ª volta, o lider do campeonato Lorenzo Baldassarri perde a frente da sua moto e cai, arrastando Mattia Pasini.
Brad Binder vem com ritmo forte e ataca Jorge Navarro.
Alex Marquez confiante decide atacar a liderança e passa Thomas Luthi, trazendo o seu colega de equipa Xavi Vierge no seu encalço, imprimindo os dois um ritmo forte que lhes permitiu afastarem-se os dois de Luthi que parecia não ter andamente para os dois pilotos da Estrella Galicia.
Mas Brad Binder não conseguiu manter o seu ritmo agressivo e desce ao 6º lugar por troca com Simone Corsi que, esse sim, vinha em ritmo de ataque e consegue subir ao 3º lugar e em perseguição à dupla da frente. Aliás não foi necessário nem uma volta para Corsi passar Vierge e se instalar no 2º lugar. Jorge Navarro também vinha rápido e consegue tambem passar Vierge para o 3º lugar.
Alex Marquez apresentava uma liderança consistente com cerca de 40 metros de avanço, enquanto Vierge voltava a recuperar o 3º lugar, ultrapassando Jorge Navarro que voltava ao 4º lugar.
Faltavam agora 16 voltas para o final e Simone Corsi assinava a melhor volta da corrida, aproximando-se de Alex Marquez e os dois cavavam já um importante fosso para o 3º classificado Jorge Navarro.
Mas Corsi não aguentou o seu próprio ritmo e sofreu uma queda ao perder a frente da sua Kalex, deixando agora Marquez na frente com uma diferença confortável (1,5s) para o Navarro e Vierge.
Augusto Fernandez entretanto tinha ultrapassado Vierge e atacava agora Navarro para o 2º lugar. Binder vinha novamente no 5º lugar bem proximo de Vierge.
A 12 voltas do final Marquez trazia 1,2s de vantagem sobre Navarro, enquanto Gardner, que vinha já na 6ª posição, sofre uma queda na curva 4, ao perder a frente da sua moto.
Marquez força o andamento para aumentar o seu diferencial para Navarro, ganhando-lhe mais uma décima, enquanto este tinha que se defender dos ataques fortes de Fernandez, que não desiste de subir na classificação.
A 8 voltas do final Alex Marquez está sólido na frente da corrida com mais de 2s de vantagem sobre os seus perseguidores. Aliás Navarro parece vir a forçar o ritmo tentando aproximar-se de Marquez, mas comete um erro que é imediatamente aproveitado por Fernandez que passa para o 2º lugar. Agora é Fernandez que força o seu ritmo, conseguindo fazer a melhor volta de corrida quando faltam 4 voltas para o final. Mas Navarro insiste e anula a sua diferença para Fernandez entrando numa luta cada vez mais aguerrida com trocas sucessivas de posição. Mas Fernandez também não desiste e a luta prossegue à entrada na penúltima volta. Entretanto Brad Binder consegue ultrapassar Xavi Vierge conquistando a 4ª posição.
À entrada para a última volta Navarro consegue ultrapassar Fernandez, conseguindo uma pequena vantagem de 5 metros, que foi suficiente para aguentar o 2º lugar até à linha de meta.
3 pilotos espanhois no pódio!
No campeonato Lorenzo Baldassarri mantém a liderança apesar de não ter pontuado, mas agora com Thomas Luthi que terminou em 6º, a uma menor distancia.