Moto2, Espanha, Q2: Volta-canhão vale a pole a Fermín Aldeguer

Por a 27 Abril 2024 14:23

Fermín Aldeguer (Beta Tools Speed Up) que já tem contrato garantido com a Ducati no MotoGP para 2025, expôs os seus créditos para garantir a pole-position para o GP de Jerez de Moto2.

O piloto espanhol de 19 anos de Múrcia, garantiu a pole com uma volta muito rápida de 1:40.673, batendo Albert Arenas (QJMotor Gresini) por quase meio segundo de diferença, com o terceiro colocado, o britânico Jake Dixon (CFMoto Aspar Team) a 793 milésimos.

Houve duas ausências muito notadas, a do vencedor do GP de Portugal, Aron Canet que se lesionou na perna no acidente na tarde de sexta-feira – fracturou o tornozelo e ficará ausente pelo resto do fim de semana. Também não participou na qualificação Ayumu Sasaki, que caiu na manhã de sábado e teve de ser levado ao hospital.

A qualificação para o Campeonato do Mundo de Moto2 em Jerez, Espanha, terminou com um tempo fabuloso de Fermin Aldeguer, que por pouco não bateu o recorde da volta. O piloto da Boscoscuro qualificou-se à frente de uma horda de pilotos da Kalex.

Joe Roberts foi o piloto mais rápido da classe Moto2 nos treinos. O americano almejava a primeira pole position da temporada em Jerez. Antes mesmo dos primeiros tempos aparecerem na mesa, Zonta van den Goorbergh caiu na curva 5 mas felizmente, saiu ileso. Em seguida, Alonso Lopez foi atingido na curva 5. O piloto do Boscoscuro tentou colocar a moto de volta na pista, o que fez depois de alguns minutos.

Após as primeiras voltas, Fermin Aldeguer (Boscoscuro) assumiu a liderança com o tempo de 1m41,669 minutos. A meio da sessão, Aldeguer liderava à frente de Arbolino, Manuel Gonzalez, Diogo Moreira e Joe Roberts (+0,438 seg). Alonso Lopez retomou o Q2 cinco minutos antes do final, com sua equipa a ajustar a moto em pouco tempo.

Manuel Gonzalez tirou a liderança a Aledguer a três minutos do final, mas o espanhol melhorou imediatamente o seu tempo e regressou ao primeiro lugar (1:41.037 min). Uma volta depois, Aldeguer ficou muito perto do tempo recorde de Jerez com uma volta de 1:40,673 minutos.

Com este tempo, o da Boscuscuro garantiu a pole position para o GP da Espanha de domingo . No último segundo, Albert Arenas conduziu a sua Kalex ao segundo lugar, quatro décimos de segundo atrás do piloto do Boscoscuro. Jake Dixon garantiu o terceiro lugar na grelha para a sua equipa Aspar.

Gonzalez, Moreira e o vencedor do GP dos EUA, Sergio Garcia completam a segunda linha do grelha em Jerez. Celestino Vietti, Tony Arbolino e Jeremy Alcoba ficaram logo atrás deles. Joe Roberts ficou apenas em 11º com a sua Kalex, logo atrás do companheiro de equipa Marcos Ramirez. Alonso Lopez deve largar para a corrida de 21 voltas na 16ª posição.

A corrida de Moto2 (21 voltas) está agendada para as 11h15 de amanhã.

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
This site uses User Verification plugin to reduce spam. See how your comment data is processed.
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x