Moto2: Cooperação entre a QJ Motor e Gresini em risco de ruptura
A recente vitória de Manuel Gonzalez em Motegi tomou um rumo inesperado quando o piloto comemorou o triunfo ostentando um ‘hachimaki’ japonês. Esta venda, embora inocente aos olhos do piloto espanhol, provocou uma reação negativa por parte do principal patrocinador da sua equipa, a QJMotor, marca chinesa.
Este símbolo, que remonta à história militar japonesa desde a Segunda Guerra Mundial, suscita sentimentos contraditórios, especialmente na China, onde está intimamente ligado aos trágicos acontecimentos da invasão japonesa.
Em resposta, a QJ Motor tomou medidas drásticas, pedindo à equipa Gresini para terminar a sua colaboração com Gonzalez. Em comunicado público, a empresa manifestou o seu descontentamento, afirmando: “após o incidente, a Qianjiang Motorcycle imediatamente realizou negociações solenes com a sua equipa parceira Gresini, exigindo que as imagens e vídeos afetados sejam imediatamente excluídos e que a equipa encerre imediatamente a sua cooperação com o piloto.”
Gonzalez, por sua vez, falou pela primeira vez desde este incidente, publicando um vídeo de desculpas na suas redes sociais. Com sinceridade, disse: “Estou a escrever esta mensagem para pedir desculpas a qualquer pessoa na China que tenha ficado ofendida por algumas fotos minhas tiradas na grelha de largada de Motegi. Esta não pretendia ser uma mensagem política, eram apenas algumas fotografias relacionadas com o momento.”
https://www.instagram.com/manugonzalez_18
O piloto também enviou uma mensagem direta para a QJ Motor QJ, na esperança de poder fazer as pazes: “mais uma vez sinto muito e espero poder ser perdoado e ainda ter o vosso apoio, obrigado.”
No entanto, a situação parece já ter tido repercussões visíveis. No site oficial da Gresini, o logotipo de QJ Motor desapareceu da seção Moto2 e nenhuma foto de González está visível no momento. Embora nenhuma declaração oficial tenha sido divulgada por nenhuma das partes, esta mudança repentina é facilmente interpretada como um sinal de uma possível retirada do patrocinador.