Moto2, Catalunha, Corrida: Pole, vitória e liderança do campeonato para Vietti
A vitória de Celestino Vietti (Mooney VR46) na Catalunha foi ‘tirada a ferros’, numa luta suada até final com Aron Canet (Flexbox HP40), que mais uma vez ficou à porta da sua primeira vitória no campeonato.
Jake Dixon (Inde GasGas Aspar Team) foi o mais rápido no arranque, seguido como uma sombra por Joe Robert (Italtrans Racing Team) que num ápice assumiu a primeira posição. Atrás de Roberts, vinham colados Dixon e Canet, não demorando este último a assumir o segundo lugar e a estabelecer a volta mais rápida por forma anão deixar escapar o norte-americano Joe Roberts da Italtrans. Vinham depois Ai Ogura, Celestino Vietti e Augusto Fernandez que fechava a classificação dos seis primeiros. Mais atrás vinham Sam Lowes, no décimo lugar e Pedro Acosta em décimo segundo depois de vencer a última prova no Mugello.
A 18 voltas do final, Ogura tentava passar Canet sem o conseguir, acabando mesmo o japonês por ser surpreendido por Vietti e a perder a sua quarta posição para o italiano. Entretanto, caia Cameron Beaubier, enquanto na frente da corrida o líder Joe Roberts ganhava dois segundos de vantagem sobre Canet. Dixon era terceiro na frente de Albert Arenas, com Lowes a subir a nono e Acosta sem conseguir descolar da décima segunda posição.
A 12 voltas do final a luta estava muito acesa pela segunda posição, Dixon ‘esquecia-se’ dos travões e tocava em Canet, ganhando o britânico a segunda posição.
Já com dois segundos e meio de vantagem, o líder Joe Roberts deitava por terra todas as suas esperanças em chegar à vitória, caindo na curva 5 e abandonando. Desilusão total na box da Italtrans! A partir daqui , Dixon e Canet estão envolvidos num sério duelo pela liderança da corrida que depressa fica na posse do espanhol. Na terceira posição vem Vietti, que não tarda em encostar a bonita Kalex da Mooney VR46 à moto de Dixon. O italiano assume depressa o segundo lugar e depressa se aproxima do líder Aron Canet.
A 7 voltas do final Vietti rouba a primeira posição a Canet e com isso o italiano volta provisioriamente à liderança do campeonato, mas ainda muitas coisa pode acontecer. Com 5 voltas para a bandeira de xadrês Canet salta de novo para a primeira posição. O espanhol lidera um grupo de cinco pilotos, composto por Canet, Vietti, Dixon, Augusto Fernandez e Marcel Schrotter. Albert Arenas caiu para sexto e Ogura para nono. Sam Lowes que rodava sozinho cai na curva 12 quando estava em sétimo, posição que fica na posse de Pedro Acosta.
Na frente, nada está decidido. A 2 voltas do final Vietti passa Aron Canet com uma manobra arrepiante, Canet recupera o primeiro lugar na derradeira volta mas rapidíssimo, o italiano mergulha na entrada para o último sector e supreende Canet, caminhando triunfante para o seu terceiro triunfo em 2022.
No campeonato, Vietti distanciou-se na posição de líder, passando a contar com 16 pontos de vantagem sobre Ai Ogura que terminou a corrida em sétimo, uma posição atrás de Pedro Acosta.