Moto2, Austrália: Pole com volta recorde de Fermin Aldeguer
Fermin Aldeguer foi o homem a bater durante a qualificação do Campeonato do Mundo de Moto2 no sábado em Phillip Island, na Austrália.
O piloto espanhol liderou a sessão de qualificação com um novo recorde de volta. Na sua Beta Tools SpeedUp Boscoscuro com pneus Pirelli, Aldeguer percorreu o percurso de 2,76 milhas (4,4 km) em 1:30,876, batendo o seu próprio recorde de volta de 2023 de 1:31,888.
O veterano espanhol Aron Canet foi o segundo melhor com 1:31.072 na sua Kalex da Fantic Racing. O colega de equipa de Aldeguer, Alonso Lopez, conquistou o terceiro e último lugar da primeira linha com 1:31.144.
O americano Joe Roberts sofreu uma fratura no escafoide da mão direita depois de uma queda na sessão de Treinos 2 de hoje. Após avaliação no centro médico, foi declarado inapto para o resto do fim de semana.
As condições foram complicadas na manhã de sábado, com Senna Agius (Liqui Moly Husqvarna Intact GP) a garantir o primeiro lugar no Treino 2, mas devido à chuva da noite, Aldeguer manteve-se no topo da classificação combinada depois de um brilhante 1:32.718 na sexta-feira.
Assim que a Q1 começou, o herói da casa Agius bateu o recorde da volta, garantindo um lugar na Q2 ao lado de Dennis Foggia (Italtrans Racing Team), Ayumu Sakaki (Yamaha VR46 Master Camp Team) e Barry Baltus (RW-Idrofoglia Racing GP).
Assim que a Q2 começou, Aldeguer imprimiu um ritmo impressionante, liderando a tabela de tempos na primeira volta antes de ser despromovido para terceiro por Canet e Agius. O #54 respondeu rapidamente, destruindo o recorde da volta e continuando a pressionar.
No entanto, o domínio de Aldeguer não durou muito tempo, com Canet a encontrar tempo no último sector, enquanto a luta pela pole se desenrolava até ao fim. Depois de ter ficado retido no início, o #54 encontrou mais tempo na sua última volta e assumiu a P1 após uma volta inacreditável.
Marcos Ramirez falhou por pouco a primeira linha e vai alinhar em quarto, sendo o único piloto da OnlyFans American Racing Team na grelha, depois de Joe Roberts ter sido declarado inapto devido a uma fratura do escafoide direito. Ramirez vai enfrentar uma dura concorrência na segunda linha, com Baltus a conseguir a P5 da grelha depois de ter lutado na Q1. O vencedor da última corrida, Manuel Gonzalez (Gresini Moto2), vai partir de sexto, com o objetivo de voltar a lutar na frente no domingo.
Diogo Moreira (Italtrans Racing Team) lidera a terceira linha da grelha em sétimo, terminando a menos de meio segundo da primeira linha. Albert Arenas vai partir ao lado de Moreira com o #75 a terminar uma excelente qualificação para a equipa Gresini Moto2. Arenas parte à frente do líder do campeonato Ai Ogura (MT Helmets – MSI), que sofreu uma queda no Treino 2 na manhã de sábado e tem trabalho a fazer a partir do nono lugar da grelha. Mais atrás, Agius vai partir da 13ª posição da grelha, com o objetivo de conseguir pontos fortes em casa.
A corrida de Moto2 em Phillip Island está agendada para domingo às 12h15 locais, 02h15 em Portugal continental.