Moto2: As transferências, estreantes e equipas do próximo ano
No próximo ano são vários os pilotos que chegam do campeonato do mundo de Moto3 à classe intermédia, e quatro pilotos de Moto2 sobem ao Campeonato do Mundo de MotoGP.
As doze equipas de MotoGP já estão preenchidas para 2022. Nas classes Moto3 e Moto2, as equipas devem reportar as suas formações de pilotos ao comité de selecção (composto por elementos da IRTA, Dorna e FIM) até ao GP de Valência, o mais tardar. Em seguida, a “lista de piloto provisória” é publicada pela FIM.
Os dois pilotos da Red Bull Ajo, Remy Gardner e Raul Fernández passam do Mundial de Moto2 para o MotoGP, em concreto para a KTM Tech3 gerida por Hervé Poncharal. Fabio Di Giannantonio transfere-se internamente para a equipa de MotoGP da Gresini Racing). Entra na VR46 Ducati Team de Rossi, o atual terceiro classificado do Campeonato do Mundo de Moto2 Marco Bezzecchi, que conseguiu um contrato para a “classe rainha”. Tom Lüthi arruma o fato de competição e passa a gestor da equipa da CFMOTO PrüstelGP na Moto3.
Sai também de cenário a equipa Petronas Sprinta. Todos os recursos financeiros são necessários para a nova formação WITHU Yamaha RNF de Razlan Razali. Em sua substituição surge a Yamaha Master Camp Team que é uma nova equipa financiada pela Yamaha e operada pela VR46.
A Gresini Racing sai da Moto3, mas continua na Moto2 com os novos pilotos Salac e Zaccone, que pagam os seus lugares. A Gresini Racing é uma das equipas de maior sucesso no paddock. A equipa conquistou o campeonato de Moto3 com Jorge Martin em 2018, o campeonato do mundo de 250cc em 2001 com Daijiro Kato, o campeonato do mundo de Moto2 Gresini com Toni Elias em 2010 e o campeonato do mundo de MotoE em 2019 com Matteo Ferrari.
A nova formação de pilotos da equipe Liqui Moly Intact GP é composta por Marcel Schrötter e pelo atual piloto de Moto3 Jeremy Alcoba. Tony Arbolino deixa a equipa porque assinou com a Marc VDS para 2022.
Augusto Fernández troca a Marc VDS pela Red Bull KTM Ajo, porque os dois pilotos serão promovidos à classe de MotoGP , passando a ter como companheiro Pedro Acosta que passa da Moto3 para o equipa de Moto2 de Aki Ajo. R.F.
Lista de inscritos provisória de Moto2 em 2022
RED BULL KTM AJO
Augusto Fernandez, Pedro Acosta (Kalex)
LIQUI MOLY INTACT GP
Marcel Schrötter, Jeremy Alcoba (Kalex)
PERTAMINA MANDALIKA SAG
Bo Bendsneyder, Gabriel Rodrigo (Kalex)
TEAM GRESINI MOTO2
Filip Salac, Alessandro Zaccone (Kalex)
MV AGUSTA FORWARD RACING
Marcos Ramirez, Simone Corsi? (MV)
NTS RW Racing GP
Barry Baltus, Zonta van den Goorbergh (NTS)
FLEXBOX PONS HP 40
Aron Canet, Jorge Navarro (Kalex)
ITALTRANS RACING TEAM
Joe Roberts, Lorenzo Dalla Porta (Kalex)
SPEED UP RACING
Romano Fenati, Fermin Aldeguer (Boscoscuro)
ARAMCO VR46
Niccolò Antonelli, Celestino Vietti (Kalex)
GASGAS FACTORY ASPAR TEAM
Jake Dixon, Albert Arenas (Kalex)
AMERICAN RACING
Cameron Beaubier, Sean Kelly (Kalex)
IDEMITSU HONDA TEAM ASIA
Somkiat Chantra, Ai Ogura (Kalex)
ELF MARC VDS RACING
Sam Lowes, Tony Arbolino (Kalex)
YAMAHA VR46 MASTER CAMP
Manuel González, Keminth Kubo (Kalex)