Moto2, 2022, Qatar – Q2: Primeira pole de Celestino Vietti
Após Augusto Fernandez (Red Bull KTM Ajo) dominar ontem os dois primeiro treinos livres, Celestino Vietti foi hoje o mais rápido e fechou com chave de ouro as sessões de qualificação, dando à Mooney VR46 a sua primeira pole do ano. Sam Lowes era o potencial candidato à pole, mas viu a sua melhor volta anulada.
Albert Arenas, Fermin Aldeguer, Bo Bendsneyder e Barry Baltus conseguiram no Q1 o passe para a primeira sessão do Q2. Somkiat Chantra caiu no início da sessão ao sair da curva 5 e surpreendentemente, o novato Filip Salac (Gresini Racing) fez 1m59,287s, num circuito que o checo de 20 anos aprecia especialmente,
A cinco minutos do final, Lowes substituiu Salac na liderança – e Tony Arbolino foi ainda mais rápido por um momento. Lowes então seguiu com um 1’58,905 e restaurou a hierarquia, isto enquanto Pedro Acosta caia na curva 16.
Quando faltavam apenas dois minutos para parar o relógio, Schrötter voou rapidamente na curva 2, o alemão levantou-se novamente, mas onze dias após a operação no metacarpo externo da mão esquerda, o acidente foi um revés.
Nesta altura Celestino Vietti ainda estava em 2º lugar. Lowes, conseguira ficar 0,177 segundos abaixo do italiano, mas no final da sessão a volta do britânico foi anulada pelos comissários por ter ultrapassado os limites de pista na curva 15, caindo Lowes para o terceiro lugar. E com isso, Vietti comemorou a sua primeira pole de Moto2.