Moto2, 2021: Porque Joe Roberts recusou a oferta para a MotoGP
O piloto norte-americano teve a oportunidade de um lugar na Aprilia para a próxima temporada, mas optou por ficar em Moto2 com a Italtrans
Em conversa com a publicação desportiva italiana La Gazzetta dello Sport, a estrela norte-americana Joe Roberts explicou porque recusou a hipótese de se mudar para o MotoGP com a Aprilia Racing Team Gresini para 2021.
Depois de Andrea Iannone ter sido banido por quatro anos, a Aprilia precisava de encontrar um colega de equipa para Aleix Espargaró.
Com Andrea Dovizioso e Cal Crutchlow a decidirem contra a ideia, o primeiro a tirar um ano sabático e o piloto britânico a optar por um papel de piloto de teste na Yamaha, a fábrica de Noale virou as suas atenções para o paddock de Moto2. Marco Bezzecchi (SKY VR46) foi o primeiro em linha, mas um acordo com o jovem italiano nunca chegou a concretizar-se.
Depois, ao longo dos três dias em Portimão, Roberts tornou-se o piloto escolhido pela Aprilia para a única vaga na grelha de MotoGP.
No final, porém, o norte-americano optou por recusar um lugar na RS-GP em 2021 e por ficar com a Italtrans Racing Team a atual campeã mundial de Moto2. Em conversa com a Gazzetta, Roberts explicou porquê.
“Gostei da chamada da Aprilia. Sei que podia ter sido rápido, mas quero ganhar e a Italtrans é a melhor equipa para o fazer”, disse o piloto norte-americano que substitui Enea Bastianini, campeão mundial de Moto2 enquanto outro norte-americano e pentacampeão da MotoAmerica, Cameron Beaubier, se junta à grelha de Moto2 com a American Racing.
“Gosto da atmosfera, toda a gente parece ser amiga, e não quero correr no MotoGP só por causa do meu passaporte, mas por mercero”, continuou Roberts.
Desde então, a Aprilia confirmou que Bradley Smith e Lorenzo Savadori foram ambos inscritos para 2021.
Os pilotos britânico e italiano vão completar os testes de pré-época no início da campanha antes de um deles ser escolhido para alinhar ao lado de Aleix Espargaró a tempo inteiro, ficando o outro como ensaiador.