Moto2, 2021, Algarve – TL2: Fernandez mais rápido, Gardner atirado ao solo
Raul Fernandez está agora no topo da tabela de tempos. O líder do mundial Remy Gardner recebeu o impacto da moto de Marcos Ramirez no final da sessão e os dois pilotos cairam na última curva.
Com uma agradável temperatura exterior de 19 graus no circuito do AIA e 27 graus de temperatura no solo, a classe de Moto2 iniciou a segunda sessão de treinos livres esta sexta-feira ainda com o sol a brilhar forte.
Depois do melhor tempo de Remy Gardner no TL1 de 1’43,667 o deixar a pouco mais de um segundo do “Recorde de volta” que o próprio australiano tinha estabelecido em abril , o líder do campeonato começou a sessão aprimorando ainda mais o seu recorde pessoal. O piloto da Kalex percorreu o percurso de 4.592 km no Algarve em 1’43,599 minutos. Gardner melhorou ainda mais o seu tempo em dois décimos, e Sam Lowes também ficou entre os 3 primeiros.
Aos 15 minutos, Raul Fernandez afastou Gardner da liderança, ficando o espanhol companheiro de equipa na Red Bull KTM Ajo com uma vantagem de um décimo de segundo.
Quinze minutos antes do final da sessão, Fernandez estava 0,002 segundos à frente de Lowes, com Gardner em terceiro. Atrás deles, Celestino Vietti, Aron Canet e o terceiro colocado na campeonato Marco Bezzecchi ficaram ocupavam o 4º, 5º e 6º lugares. Após 30 minutos, o piloto do Liqui Moly Intact GP Marcel Schrötter deu sinal de vida. O bávaro subiu para o 11º lugar e foi temporariamente colocado no Q2. Uma volta depois, saltou para o oitavo lugar, perdendo apenas 0,4 segundos para Fernandez na sua melhor volta.
Nos últimos minutos, alguns pilotos ganharam terreno. Gardner atacou de novo, mas após um susto na Curva 5, o australiano de 23 anos respirou fundo. Durante o ataque final, o australiano foi atingido pela moto de Marcos Ramirez na última curva – que parece ter-se esquecido dos travões da moto e embateu por trás na moto de Gardner, caindo os dois de forma espetacular mas, felizmente, sem consquências para ambos.
No final da sessão, Fernandez manteve a liderança à frente do vencedor de Misano, Sam Lowes. O terceiro lugar foi para Gardner na frente de Jorge Navarro e do forte Ai Ogura. Atrás do japonês da Honda Team Asia ficaram Marco Bezzecchi e Celestino Vietti que concluíram a sessão na 7ª e 8ª posições.