Moto E, 2021, Jerez: E-Pole de Granado, Pires azarado
Eric Granado vai alinhar na primeira fila da grelha ao lado de Lukas Tulovic da Tech3 E-Racing e do estreante Fermin Aldeguer (Openbank Aspar Team), de 16 anos, para a abertura da temporada eléctrica este domingo. O piloto brasileiro é favorito para a corrida de abertura do campeonato de motos elétricas, competição em que faz a sua estreia o ex-campeão nacional das superbike André Pires com uma das motos da Avintia Esponsorama.
O brasileiro Granado já tinha estabelecido a volta mais rápida da Moto E do fim-de-semana durante o TL3, ainda antes da primeira E-Pole na prova de abertura das motos elétricas.
No início da sessão, vimos erros dispendiosos dos anteriores vencedores do Campeonato do Mundo Jordi Torres (Pons Racing 40) e Matteo Ferrari (Indonesian E-Racing Gresini MotoE). Torres vai começar a sua defesa do título de 2020 a partir do sexto lugar na grelha depois de ter sofrido um deslize monstruoso ao aplicar a potência da Curva 6. Mas houve um erro ainda maior por parte do vencedor da primeira Taça do Mundo, Ferrari. O italiano foi o único piloto da grelha MotoE™ a cortar o verde na sua volta voadora, o que significa que a sua volta foi cancelada e partirá do último lugar da grelha.
O notável estreante Aldeguer estava sentado no topo das tabelas de tempos, o suiço Dominique Aegerter com a moto da Dynavolt Intact GP. parecia estar no bom caminho para a pole, mas perdeu tempo no terceiro sector.
Aguardava-se um grande final enquanto Eric Granado saía do pitlane. Poderá o detentor do recorde de volta negar a Aldeguer a sua primeira E-Pole, numa estreia de sonho do jovem piloto? Um quarto de segundo foi a vantagem adquirida por Granado logo a meio do percurso, que depois rapidamente se tornou em quatro décimos no terceiro sector, ficando a pole na posse do brasileiro por um diferença de dois décimos.
Em seguida, Lucas Tulovic e Aldeguer tentaram ainda impedir essa pole sem o conseguir. . Alessandro Zaccone, da Octo Pramac MotoE, acabou em quinto lugar, à frente do simpático espanhol Torres. A terceira fila da grelha será ocupada por Mattia Casadei (Ongetta SIC58 Squadra Corse), Xavi Cardelus (Avintia Esponsorama Racing) e Maria Herrera (Openbank Aspar Team).
André Pires parte amanhã da 17ª posição, na retaguarda da grelha de partida, uma vez que a sua queda anterior à E-Pole retirou-lhe a possibilidade de um lugar mais à frente, no entanto, esta é a sua prova de estreia numa categoria em que precisa de ganhar experiência. A seu lado está um ex-campeão, Matteo Ferrari, também ele prejudicado por uma inusitada queda.