As seis asas da Honda em Jerez
Os testes oficiais que decorreram ontem no circuito de Jerez ficaram inevitavelmente marcados pelo facto da Honda ter sido a primeira equipa a testar seis asas aerodinâmicas, tendo a moto de Marc Márquez servido de ‘cobaia’ para este ensaio. Esta solução, que ganhou força no início do ano, parece estar a ganhar cada vez mais adeptos com a Suzuki, a Aprilia e o próprio Valentino Rossi a terem adoptado pela primeira vez este novo apêndice aerodinâmico durante o Grande Prémio de Espanha.
Para já a primeira ‘aparição’ destas seis asas resultou no melhor tempo (1m39,313s) de Marc Márquez na sessão, onde completou o impressionante número de 91 voltas. No entanto tudo não passou de um dia de ensaios, pelo que este resultado vale o que vale.
Numa fase em que parecemos estar a viver na ‘era das asas’, a Comissão de Grandes Prémios está à espera de votar uma proposta da Associação de Construtores para impedir a utilização das famosas asas, pois segundo este organismo esta solução faz disparar os custos e coloca em causa a segurança dos pilotos.
Recorde-se que recentemente a FIM e a Dorna proibiram a utilização das asas com efeitos imediatos em Moto2 e a partir de 2017 em Moto3.