Hervé Poncharal: “É estúpido falar em ‘máfia espanhola'”
O final da temporada de 2015 do MotoGP foi um dos mais polémicos de sempre. O conflito entre Valentino Rossi, Jorge Lorenzo e Marc Márquez não deixou ninguém indiferente desde pilotos a antigos campeões do Mundo bem como figuras ligadas a outras modalidades.
Uma das últimas opiniões sobre a polémica vivida foi a do bicampeão do Mundo, Phil Read, que acusou o promotor do campeonato, a Dorna, de agir como a ‘máfia espanhola’.
Para o presidente IRTA, Hervé Poncharal, é “completamente estúpido faltar de uma ‘máfia espanhola’. Na Internet as pessoas comentam que Carmelo Ezpeleta tentou beneficiar Marc Márquez e Jorge Lorenzo, mas isso não faz sentido. Se quisessem interferir, todos saberíamos que a vitória de Valentino Rossi teria um maior impacto em termos de marketing”.
Numa longa entrevista ao site Motorsport.com, Poncharal também recusou o cenário de Jorge Lorenzo e Marc Márquez terem estabelecido um acordo, o muito badalado Pacto de Andorra, de modo a prejudicar Valentino Rossi. “É ridículo pensar nessa situação. Tendo em conta o azedume que existe na relação entre Lorenzo e Márquez não consigo entender como este queria que o Jorge fosse o campeão”.
Por fim, o responsável máximo da Yamaha Tech 3 elogiou o facto de na última prova do ano, em Valência, não “ter existido nenhum incidente na pista, nas boxes e nas bancadas. Muitas pessoas estavam assustadas com essa possibilidade. Tivemos 110 mil adeptos nas bancadas e foi um bom fim de semana”.