GP Américas MotoGP: Valentino Rossi líder isolado da competição
O Grande Prémio das Américas trouxe um novo líder do campeonato agora que o Mundial irá ingressar finalmente no continente europeu. Com um segundo lugar na corrida realizada no circuito de Austin, Valentino Rossi assumiu o comando das operações.
O experiente piloto da Yamaha tem agora seis pontos de vantagem sobre o antigo líder, Maverick Viñales, que perdeu a invencibilidade esta época ao abandonar a corrida, devido a queda, logo na quarta volta. Atrás surge o vencedor da prova, Marc Márquez, que com o abandono de Viñales recuperou os pontos perdidos há 15 dias em Termas de Río Hondo. O piloto da Honda está a 18 pontos de Valentino Rossi e está bem dentro da luta pelo seu quarto título em cinco anos na classe rainha.
No quarto posto está Andrea Dovizioso, que é o mais bem colocado piloto da Ducati. “Dovi” está a 26 pontos de Rossi e a oito de Márquez. O piloto transalpino é secundado de perto por Cal Crutchlow, que é o líder na particular classificação dos pilotos independentes, que em 2016 venceu. Seguem-se Dani Pedrosa, que foi terceiro em Austin, e Johann Zarco que é o melhor estreante do campeonato e continua a surpreender tudo e todos a cada corrida realizada.
Quem está cada vez mais longe da frente do campeonato é Jorge Lorenzo, apenas nono na corrida de ontem. O piloto da Ducati, que está a realizar o pior arranque de época desde que está em MotoGP, vai entrar nas provas europeias no 13º posto do campeonato a 44 pontos de Valentino Rossi e tem pela frente muito trabalho. Em três Grandes Prémios, Lorenzo apenas somou 12 pontos.
De referir também que após três contendas o estreante Sam Lowes é o único piloto que ainda não amealhou qualquer ponto.