GP Américas MotoGP: Quedas marcam treino livre, Lorenzo falha acesso direto à Q2
Está terminada a terceira sessão de treinos livres para os pilotos da classe rainha. A sessão, que definiu os 10 pilotos com acesso direto à Q2, ficou marcada pelas muitas quedas, facto que se explica pela temperatura da pista de Austin estar mais baixa em comparação com a véspera e por esta estar também mais escorregadia.
Sam Lowes, Andrea Dovizioso, Andrea Iannone, Álvaro Bautista, Jorge Lorenzo, Aleix Espargaró, Marc Márquez e Álex Rins foram os homens que não evitaram quedas, sendo que no caso de Espargaró e Márquez foi a dobrar, enquanto Rins viu terminada a sua participação no Grande Prémio, pois fraturou o pulso esquerdo.
Numa sessão onde Maverick Viñales foi o mais veloz ao rodar nos últimos segundos em 2m03.979s – o único piloto a rodar até ao momento no segundo três – o destaque vai para Jorge Lorenzo que para além da violenta queda que sofreu falhou pelo segundo Grande Prémio consecutivo o acesso direto à Q2, fase decisiva da qualificação, pelo que terá de passar pela Q1 e ser forçosamente um dos dois pilotos mais rápidos desta qualificação para chegar pela primeira vez desde que está na Ducati à Q2.
De referir que de ontem para hoje não existiu qualquer mexida no top 10 dos pilotos mais rápidos pelo que Maverick Viñales, Marc Márquez, Johann Zarco, Jonas Folger, Andrea Dovizioso, Andrea Iannone, Cal Crutchlow, Scott Redding, Valentino Rossi e Dani Pedrosa garantiram o acesso directo à Q2.