Diretor de corrida explica penalização tardia de Morbidelli
Mike Webb, o Diretor de Corrida do Mundial de MotoGP, atribuiu a decisão tardia de penalizar Franco Morbidelli a um problema no sistema de câmaras que grava as largadas. Recorde-se que na corrida de Moto2 em Losail, o piloto italiano fez falsa partida mas só foi penalizado em 20 segundos após o final da corrida, enquanto outros pilotos que também anteciparam o momento do arranque foram imediatamente penalizados com uma passagem pela via das boxes, como Sam Lowes, Álex Rins ou Johann Zarco.
Morbidelli teve um duelo em pista com o eventual vencedor da corrida, Thomas Lüthi, mas depois desceu ao 7º lugar com a penalização, enquanto o melhor dos outros pilotos penalizados foi Álex Rins, no 8º posto.
“Tivemos um problema técnico com a câmara e o sistema de repetições da largada. Algumas imagens não estavam a aparecer em boas condições mas conseguimos identificar seis falsas partidas”, referiu Mike Webb. “Quanto tivemos o sistema a funcionar corretamente identificámos mais duas falsas partidas, Morbidelli e Cortese, mas isto levou tempo. As regras dizem que um ‘ride through’ tem de ser comunicado ao piloto até ao final da quarta volta. Quando isso não é possível, aplica-se uma penalização de 20 segundos. Sabemos que a regra pode não ser justa em todos os circuitos, por isso já pedimos à Comissão de Grandes Prémios para rever esta regra”, revelou o Diretor de Corrida do Mundial.