Alguém pode impedir Quartararo de fazer um hat-trick em Jerez?
Aqui está tudo o que precisa de saber antes do Grande Prémio de Espanha, onde o líder do Campeonato do Mundo é o homem a bater
Há uma sensação de mais do mesmo, de já termos estado aqui antes do Grande Prémio de Espanha.
Fabio Quartararo vai sair com a Yamaha Monster Energy da pole position pela quarta vez consecutiva, com o intuito de fazer um hat-trick de vitórias no circuito Andaluz.
A grande questão, portanto, é se alguém pode impedir o francês de continuar a dominar Jerez? Bem, aqui estão dez estatísticas vindas da acção de sábado, algumas das quais podem dar esperança aos rivais mais próximos do líder do Campeonato do Mundo:
1. Fabio Quartararo (Yamaha Monster Energy) qualificou-se na pole position pela quarta vez consecutiva em MotoGP em Jerez, uma sequência que começou no GP de Espanha em 2019. Tornou-se o primeiro piloto da categoria rainha a alcançar esta proeza nos 34 anos de história do Grande Prémio no Circuito de Jerez – Angel Nieto.
2. Fabio Quartararo qualificou-se em poles consecutivas pela primeira vez desde França e Aragón o ano passado. Esta é a sua 12ª pole position global na categoria rainha, igualando o seu colega da equipa Yamaha Monster Energy Maverick Viñales e Johnny Ceccoto.
3. Das suas 11 posições anteriores na pole, Quartararo terminou no pódio sete vezes, incluindo três vitórias: duas em Jerez no ano passado (Espanha e Andaluzia) e outra em Portugal há dias.
4. Depois de passar pelo Q1, Franco Morbidelli (Yamaha Petronas SRT) classificou-se em segundo lugar. É a sua primeira partida na primeira fila da frente desde que também reclamou o segundo lugar na grelha no GP de Portugal no ano passado. Frankie terminou essa corrida em terceiro, o seu mais recente pódio.
5. Os pilotos da Yamaha terão como objectivo vencer as quatro primeiras corridas da temporada, pela primeira vez desde 1980, com Kenny Roberts (3 vitórias) e Jack Middelburg (1).
6. Jack Miller (Ducati Lenovo Team) qualificou-se em terceiro lugar e é o piloto Ducati mais bem colocado para o Grande Prémio de Espanha. É a sua primeira partida na primeira linha da grelha desde que foi terceiro na grelha em Portugal no ano passado, quando terminou em segundo lugar, o seu pódio mais recente.
7. Takaaki Nakagami (Honda LCR Idemitsu), que terminou em quarto no ano passado no GP da Andaluzia para um melhor resultado de carreira em MotoGP , mais tarde igualado no GP da Europa, qualificou-se em quinto lugar e é o piloto Honda mais bem colocado. Este é o melhor resultado de qualificação para um piloto da Honda desde que Cal Crutchlow reclamou o quarto lugar no ano passado em Portugal.
8. Maverick Viñales, que terminou no pódio nas três corridas anteriores de MotoGP em Jerez, qualificou-se em sétimo lugar. É o pior resultado de qualificação do homem da Yamaha de fábrica em Jerez desde que foi 11º na grelha em 2018.
9. Joan Mir (Suzuki Ecstar) foi directamente à Q2 pela primeira vez esta temporada no sábado. O Campeão do Mundo começará de 10º no domingo, pela terceira vez consecutiva, em Jerez. No ano passado, terminou em quinto lugar no GP da Andaluzia, a única vez que marcou pontos em Jerez na categoria rainha na sua carreira de MotoGP.
10. Depois de ser forçado a entrar no Q1 apenas pela sexta vez na sua carreira MotoGP (excluindo Andalucia 2020), Marc Márquez não conseguiu passar para o Q2 apenas pela segunda vez na sua carreira, juntamente com o Grande Prémio de Itália de 2015. Acabou por se qualificar em 14º, o que é o seu pior resultado de qualificação desde que se mudou para a MotoGP em 2013.