A carreira de Luís Salom em imagens
A trágica morte de Luís Salom nos treinos livres do GP da Catalunha de Moto2 roubou ao Mundial de Motociclismo um jovem determinado, talentoso e de sorriso fácil. Nascido em Palma de Maiorca a 7 de agosto de 1991, ‘O Mexicano’ – como era carinhosamente tratado pelos amigos – começou a dar nas vistas nos campeonatos espanhóis e na Red Bull Rookies Cup.
A sua estreia no Campeonato do Mundo aconteceu em 2009 e dois anos depois chegou a conseguir dois pódios nas 125cc, antes de demonstrar verdadeiramente o seu talento na classe de Moto3. Ganhou um total de nove corridas, foi vice-campeão do Mundo de Moto3 em 2012 e 3º no Mundial em 2013.
A Pons Racing levou-o juntamente com Maverick Viñales para o Moto2 em 2014 e viria a obter dois pódios na sua época de estreia nas 600cc. No início de 2016 conseguiu um 2º lugar no GP do Qatar com a SAG, agradecendo à equipa espanhola pela confiança que demonstrou nele. A sua perda, numa infeliz queda no segundo treino livre de ontem, ensombrou o paddock do Mundial e voltou a gerar discussão sobre as condições de segurança até num circuito normalmente elogiado como Montmeló.