Ventura 2º na categoria Júnior
No final do primeiro dia do Grande Prémio de Portugal entre os cinco portugueses em prova – Diogo Ventura, Luís Correia, Luís Oliveira, Tomás Clemente e André Martins – Ventura foi aquele que alcançou um melhor resultado.
O piloto da Gas Gas alcançou o segundo pódio do ano ao terminar no segundo lugar na categoria Júnior. Diogo Ventura ascendeu a esta posição na última especial do dia, depois de ter aproveitado da melhor forma o muito tempo perdido por Josep Garcia , que liderava a prova à entrada para a derradeira classificativa. Durante todo o dia o piloto de Góis esteve a um bom nível, tendo terminado duas das seis especiais realizadas entre os três primeiros. No final ficou a 1m08s do vencedor do dia, Giacomo Redondi.
Quanto a Luís Correia vinha a realizar uma prova em crescendo, chegando mesmo a ocupar a 14ª posição na categoria EnduroGP, no entanto nas duas últimas passagens pela Cross e Extreme Test perdeu algum tempo, o que atirou o piloto da Moçarria para o 21º lugar, sétimo na categoria E3.
Já Luís Oliveira na sua estreia na categoria E1, terminou o dia no 34º lugar na classe EnduroGP, tendo sido o 15º na respetiva categoria.
Por fim na categoria Youth Cup André Martins e Tomás Clemente continuarem o seu processo de aprendizagem ao Mundial. Martins concluiu o dia no sexto posto, enquanto que de Tomás Clemente apenas existem registos da sua primeira passagem pelas especiais, onde aí ocupava o oitavo lugar. De momento não se sabe o que poderá ter acontecido ao jovem piloto, que não apresenta qualquer tempo durante a segunda passagem pelos troços.