Mathias Bellino superior no País Basco
Mathias Bellino foi o vencedor do primeiro dia do GP de Espanha, sexta ronda do EnduroGP. O piloto da Husqvarna obteve o segundo triunfo do ano na categoria máxima do Mundial, num dia onde liderou a prova realizada em Gordexola (País Basco) do princípio ao fim.
O piloto francês, que ontem já havia sido o mais veloz na Super-Teste, conquistou três das nove especiais realizadas e garantiu também a vitória na categoria E2. No segundo lugar ficou Alex Salvini. O piloto da Beta era apenas sétimo à entrada para a última volta, no entanto, esteve num grande nível durante a última passagem pelas especiais, tendo mesmo vencido o derradeiro troço cronometrado. Salvini ficou a 25,3s de Mathias Bellino e obteve o primeiro pódio da época e o melhor resultado até ao momento.
Manuel Monni completou o pódio e estreou-se a vencer na categoria E3. Monni era segundo à entrada para a última especial, contudo não resistiu ao ataque final de Alex Salvini. Os dois pilotos ficaram separados por 1,4s. Seguiu Nathan Watson, que levou a melhor pela segunda vez esta época na categoria E1 e o líder do Mundial, Matthew Phillips. O piloto da Sherco aumentou a vantagem sobre os seus mais diretos rivais, Eero Remes e Steve Holcombe, que tiveram um dia para esquecer e não foram além da 14ª e 31ª posições, respetivamente.
Já Jeremy Joly que vinha a fazer uma prova surpreendente, ocupando o segundo lugar à entrada para última volta, terminou num inglório 13º lugar. O piloto francês fez uma terceira volta modesta, tendo mesmo perdido bastante tempo na última passagem pela Cross Test.
Quanto aos pilotos portugueses, Luís Correia manteve nesta última volta o oitavo lugar da categoria E3, 20º da classificação geral, isto apesar de ainda ter subido a sétimo após a primeira classificativa da última volta. Já o atual campeão Nacional de Enduro, Luís Oliveira, baixou quatro posições na última volta, tendo sido 11º da categoria E1, 29º da classificação geral. Esta descida de Oliveira, deve-se ao muito tempo perdido na derradeira especial, onde algo poderá ter acontecido.
Por fim, Hélder Rodrigues quedou-se pelo 12º lugar da categoria E1, 32º da classificação geral, num dia difícil para o piloto da Yamaha, que somou 16 minutos de penalização.