ISDE: 0,53 segundos entre Itália e Espanha depois de luta titânica de entre Verona e Garcia!
Apesar dos International Six Days Enduro serem uma prova de equipas, há sempre desempenhos individuais que se destacam e que fazem toda a diferença no resultado de uma nação.
Foi exatamente isso que aconteceu na 96.ª edição da mais antiga prova de motociclismo em todo o mundo e que este ano se disputou na localidade francesa de Le Puy en Velay.
Josep Garcia liderou a classificação geral individual desde o inicio da competição mas cedo se percebeu que Andrea Verona não ia deixar o espanhol “descansado” até ao último minuto do derradeiro dia da prova.
O piloto da KTM venceu todas as especiais no primeiro e no quarto dia, triunfando também na segunda jornada mas cedeu a vitória numa especial ao norte-americano Dante Oliveira.
Por sua vez, Verona foi o vencedor no terceiro, quinto e sexto dia, mantendo a pressão sobre Garcia. Os dois chegaram ao Motocross final separados por cerca de 1 minuto e, apesar do triunfo do italiano, o catalão venceu na classificação geral individual dos ISDE com 58 segundos de avanço sobre Verona.
No total das 26 especiais realizadas nesta edição dos Seis Dias, Garcia foi o mais rápido em 20 delas e Verona bateu o espanhol em 5 ocasiões de acordo com o seguinte:
- 1.º dia: Garcia 1.º (5v) e Verona 2.º
- 2.º dia: Garcia 1.º (4v) e Verona 3.º
- 3.º dia: Verona 1.º (3v) e Garcia 2.º (2v)
- 4.º dia: Garcia 1.º (5v) e Verona 5.º
- 5.º dia: Verona 1.º (1v) e Garcia 2.º (4v)
- 6.º dia: Verona 1.º e Garcia 2.º
Mas a batalha entre Garcia e Verona “personificou” também a luta entre a Espanha e a Itália pela 2.ª posição. No final dos ISDE, os transalpinos bateram os “nuestros hermanos” por 58 centésimas de segundo!
Uma edição memorável dos International Six Days Enduro que fica também marcada pelo primeiro triunfo da Grã-Bretanha em quase 70 anos.
:.
(Foto: FIM ISDE)